Criatec participa de reunião com Incubadora da Letônia - Unijuí

Criatec participa de reunião com Incubadora da Letônia

Na última quarta-feira, dia 7 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí e a Incubadora de Negócios de Liepaja – Letônia (Kurzemes) estiveram reunidas para troca de informações e discussão de ações de cooperação conjuntas. A Unijuí firmou no mês de março um acordo de cooperação com a Universidade de Liepaja, a qual está ligada à Incubadora Kurzemes, tendo parte se seus estudantes como membros empreendedores.

Participaram da reunião online, por parte da Letônia, Aigars Strauss, organizador do encontro; Salvis Roga, diretor da Kurzemes; e Edijs Brauners, coordenador de projetos da incubadora. Pela Criatec, que é coordenada por Maria Odete dos Santos Palharini, participaram representantes e empreendedores, cuja apresentação ficou a cargo do empreendedor Cesar Augusto Fensterseifer. Também participaram o professor Peterson Cleyton Avi, a assessora de relações internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, e demais interessados.

Na ocasião, além da apresentação das incubadoras de ambos os países, foram discutidas áreas de comum interesse, como economia ecológica, desenvolvimento digital, tecnologias ecológicas/limpas (green tecnologies), cidades inteligentes, energias renováveis, políticas de desenvolvimento para cidades, inteligência artificial e cooperação entre as empresas existentes.

Há interesse das empresas incubadas na Kurzemes em expandir seus negócios para o Brasil, através da cooperação com a Criatec. Eles também se mostraram abertos para receber e promover as empresas incubadas brasileiras na Letônia.

A Criatec é o primeiro contato dos empreendedores da Letônia no Brasil e os diretores de ambas as incubadoras veem como uma boa oportunidade de cooperação. Um ponto de destaque na reunião foi a possibilidade de criação de uma incubadora virtual para ambos os países, onde vai ser possível a realização de atividades conjuntas para os empreendedores de ambas instituições.

Um novo encontro entre a Criatec e a Kurzemes ficou agendado para o mês de maio.