Seminário promove discussão sobre o Novo Ensino Médio - Unijuí

Seminário promove discussão sobre o Novo Ensino Médio

Na última semana,  foi realizado o Seminário Diálogos sobre o Novo Ensino Médio (NEM), organizado pelos professores Isabel K. Battisti, Josei F. Pereira, Maristela R. Lang e Vidica Bianchi, como uma das atividades desenvolvidas pela disciplina Prática de Ensino Interárea: Ensino Médio, envolvendo acadêmicos de Educação Física, História e Letras, professores da disciplina e convidados: professor Airton da Silva, representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Cheila Souza, docente da Escola Estadual Antônio Padilha; e as professoras Salete Teresinha Bernardi Libardi e Claudia Coró Costa, da Escola Estadual José Lange .

O objetivo do seminário foi promover, por meio de diálogos, conhecimentos e reflexões sobre o Novo Ensino Médio, previsto pelos documentos legais e colocado em prática no Rio Grande do Sul por escolas-piloto, como é o caso das duas instituições anteriormente citadas.

Primeiramente, o professor Airton fez uma contextualização partindo dos aspectos legais do NEM e, na sequência, apresentou processos para a definição dos itinerários formativos, bem como encaminhamentos e perspectivas.

As professoras Salete, Cláudia e Cheila relataram, problematizaram e trouxeram à reflexão a implementação do NEM nas escolas-piloto, considerando processos construídos e percorridos,  bem como os sujeitos envolvidos. Foi possível perceber possibilidades e limites para os diferentes contextos e cotidianos escolares, em função da realidade de cada escola.

Os estudos e discussões já estabelecidas no decorrer da disciplina foram considerados pelos acadêmicos e viabilizaram diferentes intervenções e diálogos com os participantes, especialmente com os professores convidados.