Disciplina exercita a gratidão e trabalha a liderança com estudantes - Unijuí

Disciplina exercita a gratidão e trabalha a liderança com estudantes

Realizada nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, a disciplina de Liderança e Coaching tem surpreendido não apenas o professor responsável, Luciano Zamberlan, mas também os estudantes.

O objetivo do componente, conforme explicou o educador, é instigar os alunos, que estão iniciando o curso e que acabaram de sair do Ensino Médio, a trabalhar competências ligadas à liderança. “Não trabalhamos a liderança como uma posição hierárquica, mas como a capacidade de mobilizar pessoas, equipes. E esse trabalho acontece durante todo o curso, não apenas em um semestre. Por meio da disciplina, trabalhamos competências com os estudantes e estimulamos que eles façam uso delas no mundo pessoal e no campo profissional”, explicou o professor.

Em uma das aulas, Zamberlan solicitou que a turma fizesse uma lista, elencando motivos para agradecer – especialmente neste momento de pandemia. O grande desafio, no entanto, foi colocar a gratidão em prática: cada aluno foi convidado a agradecer às pessoas especiais que fazem parte de sua vida. “Sou uma pessoa que ama demonstrar carinho e compaixão pelos outros, porque sei o quanto isso pode melhorar o dia de uma pessoa. Falei aos meus familiares, que se emocionaram e me abraçaram, dividiram pensamentos e sentimentos, e relembramos momentos do passado que já superamos e fortalecemos laços. Cada sorriso, cada abraço gerado trouxe mais amor em nossa família”, contou a estudante Isadora Capitâneo, de 19 anos, que cursa Administração no campus de Panambi. “Também levei o desafio até minha empresa. Passei em setores que não trabalhava mais, pude rever alguns colegas, abraçar, chorar e ver o quanto eles foram importantes para o meu crescimento pessoal. E foi possível fortalecer ainda mais nossos sentimentos de parceria, já que constantemente dependemos uns dos outros para nossas atividades do dia a dia”, completou a jovem.

De acordo com Isadora, desde a atividade, que instigou a ação de gratidão, as pessoas puderam reconhecer seu sentimento em relação a elas, o que levou ao fortalecimento das relações e, acima de tudo, ao compartilhamento de carinho e gratidão o dia inteiro. “Aquele dia mudou muito minha vida, minhas relações e meu modo de ver as situações e pessoas. Não há nada mais importante que termos pessoas que nos amam, nos apoiam e nos motivam dia a dia. A gratidão não transforma só o nosso dia e o dia do outro, ela transforma nossas vidas.”

A gratidão, o reconhecimento ao outro, é uma das principais habilidades de um líder, como destaca o professor. “Às vezes pensamos que presentear, que aumentar o salário, são as únicas ações para estimular um funcionário. Mas reconhecer o seu trabalho, a sua contribuição à empresa, produz resultados incríveis”, explicou. A disciplina, que acontece agora em Panambi, será posteriormente realizada no campus Ijuí.