Unijuí dá início a Ciclo de Formação para técnicos e professores - Unijuí

Unijuí dá início a Ciclo de Formação para técnicos e professores

A Unijuí deu início nesta quinta-feira, dia 15 de abril, ao Ciclo de Formação sobre Inovações em Educação, direcionado a professores, técnicos administrativos e de apoio. Ao todo, até o mês de maio, serão realizados seis encontros.

O principal objetivo deste Ciclo de Formação é colocar em discussão o Ensino Superior e o atual cenário, da pandemia, que está nos afetando - não apenas como profissionais, mas como pessoas”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, durante a abertura da capacitação.

A fala foi complementada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que reiterou a necessidade de refletir sobre o fazer diário, começando com uma avaliação sobre os efeitos da pandemia na vida de todos. Hoje, o tema debatido foi “Mal-estar na civilização e os efeitos psicológicos da pandemia”, pelo psicólogo e professor aposentado do curso de Psicologia da Universidade, Nilson Heidemann, e pelo psicólogo junto à Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Daniel Ruwer.

Nilson abriu a sua fala citando três fontes de sofrimento que ameaçam o ser humano, segundo Sigmund Freud: as ameaças do mundo externo, exemplo da pandemia; a ameaça de deterioração e decadência que vem de nosso próprio corpo; e o sofrimento advindo das relações entre os humanos, tema que vem se modificando, especialmente em razão do distanciamento. E reforçou que a pandemia abarca diferentes dimensões, desde políticas até científicas. Os efeitos causados ao ser humano, portanto, são diversos. E o estresse não está só ligado ao isolamento físico, mas aos efeitos sociais, culturais e econômicos causados pelo cenário.

Daniel fez um complemento à fala, destacando que o mal-estar causado pela ameaça do vírus produz em nossos corpos um adoecimento grave, que pode causar efeitos psíquicos e sociais nas relações. “Nunca um indivíduo vai responder de forma absolutamente isolada dentro de uma determinada época. Todas as sintomatologias que marcam determinado período histórico e geográfico são constituídas por traços que, de algum modo, são norteadores daquele tempo”, explicou.

Neste mês de abril, ainda ocorrem duas formações: no dia 20 de abril, sobre o “Modelo de competências na PUC do Paraná”, com o palestrante Vidal Martins, que é pró-reitor de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No dia 27, José Manuel Aguirre Guillén, que é professor do Instituto de Emprendimiento Eugenio Garza Lagüera - Tecnológico de Monterrey, no México, debaterá o tema “Innovación en los Programas de Formación Inicial en la Educación Superior”.