Rizoma Temático debate a reinvenção e importância da arte durante a pandemia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rizoma Temático debate a reinvenção e importância da arte durante a pandemia

A cultura, de uma forma geral, foi duramente castigada pela pandemia de covid-19. Eventos presenciais deixaram de acontecer e dezenas de artistas, de grupos, tiveram que se readaptar para manter os ensaios e as apresentações. Na maioria das vezes, sem que houvesse o suporte necessário. Por outro lado, a internet deu visibilidade a muitos rostos e vozes e mostrou, para diferentes públicos, como a arte pode ser uma aliada durante a pandemia – até mesmo para manter a saúde mental.

Foi para debater este cenário que o Rizoma Temático da Unijuí FM convidou três profissionais, ligados à Universidade: a assessora de Extensão e Cultura, vinculada à Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Sirlei Noemi Schneider; o novo coordenador da Cia Cadagy – Corpo em Movimento, Dionatan Mânica dos Santos; e o novo regente do Coral Unijuí, Diogo Maurício Braggio. O programa foi ao ar nesta quinta-feira, 15 de abril, Dia Mundial da Arte.

O setor cultural da Unijuí foi bastante prejudicado pela pandemia. Tivemos que cancelar eventos que estavam com ingressos vendidos e, durante o ano de 2020, na impossibilidade de receber o público de forma presencial, buscamos compartilhar o trabalho de forma online. Produzimos um quadro, chamado Unijuí Cultura, que levou um pouco do que é feito pela Cia Cadagy, Coral Unijuí, Biblioteca e Museu à comunidade”, explicou a assessora de Extensão e Cultura, Sirlei Schneider.

Dionatan, que trabalhou em municípios da região, disse que 99% dos grupos culturais acabaram, infelizmente, parando totalmente as suas atividades durante a pandemia, até por falta de acesso à internet. “Precisamos também lembrar que a arte gera renda a diversas pessoas. Não apenas ao professor, ao artista, mas ao coreógrafo, à costureira, à loja de tecidos, à equipe do som, da iluminação, ao comércio. Todo esse grupo acabou prejudicado. Claro que alguns caminhos também se abriram e profissionais puderam se destacar com as mudanças”, reforçou o coordenador.

Novo regente no Coral Unijuí, Diogo Braggio destacou que a realização dos ensaios de maneira online se tornou muito trabalhoso e muitos grupos acabaram não tendo condições de seguir – caso de corais que contam com integrantes idosos. “Claro que, ao disponibilizarmos conteúdos pela internet, conseguimos atingir um público que não procurava os eventos presenciais e, por vezes, não conhecia o grupo ou artista. É uma mudança que veio para ficar. Mesmo após a pandemia, se deixarmos de produzir conteúdos para estas novas pessoas, corremos o risco de perder esse público”, comentou.

Confira o debate completo no podcast abaixo:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.