Unijuí participa de reunião sobre pesquisa de aveia - Unijuí

Unijuí participa de reunião sobre pesquisa de aveia

A Unijuí esteve representada, entre os dias 30 de março e 1º de abril, na 40ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA), que aconteceu de forma online. Organizada pela Setrem de Três de Maio, a reunião contou com a apresentação oral de 12 trabalhos e com a apresentação de outros 97 trabalhos na forma de pôster – sendo que, destes, 20 partiram da Unijuí.

Representando a Universidade, estiveram os professores Emerson André Pereira, José Gonzalez e Ivan Carvalho, para além dos docentes que apresentaram trabalhos como coautores. Também estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que fazem parte de pesquisas na Unijuí.

Durante a reunião foram tratados temas como o cenário da produção de sementes de aveia no País, aveia no sistema silvipastoril, o uso da aveia na produção argentina, doenças e qualidade do grão. É importante lembrar que o Brasil vem crescendo em produção de grãos e que a nossa região é um dos celeiros na produção de aveia”, explicou o professor Emerson André Pereira, lembrando, ainda, dos benefícios do cereal para a saúde humana: a aveia previne doenças crônicas, controlando a glicose e o colesterol; além de ser uma aliada no combate à depressão, já que proporciona bem-estar por conter triptofano, precursor da serotonina, responsável pelo controle do humor.

A reunião, conforme aponta o professor, foi importante para divulgar o trabalho de pesquisa realizado na Unijuí – sobre aveias forrageiras, cobertura de solo e grão; e também foi uma oportunidade para incentivar os estudantes a participar de pesquisas. “Como eles estiveram à frente de apresentações, estimulamos que desenvolvam mais habilidades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão”, disse. Durante a reunião, também foram discutidos lançamentos de novas cultivares – tema que vai ao encontro do Programa de Melhoramento Genético da Universidade. “Estamos inclusive trabalhando para termos cultivares lançadas pela Unijuí”, reforça Emerson.

Conforme lembra o docente, a reunião acontece desde 1980. Em 1983, 1987 e 1993, aconteceu em Ijuí por meio da Cotrijui. Depois de um longo período, voltou a ser realizada na cidade em 2018, organizada pela Unijuí.