Unijuí conquista ótimo conceito no Índice Geral de Cursos - IGC - Unijuí

Unijuí conquista ótimo conceito no Índice Geral de Cursos - IGC

Universidade obteve conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, pelo oitavo ano consecutivo

Pelo oitavo ano consecutivo, a Unijuí conquistou o conceito 4, em uma avaliação que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) - nota considerada excelente.

Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). “Significa que, nesse IGC, são consideradas as notas dos cursos que realizaram o Enade em 2019 na Unijuí”, explica a procuradora institucional da Unijuí, Cristiane Villa.

Nesta edição do Enade, foram avaliados, no campus Ijuí, os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física - Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Tecnologia em Estética e Cosmética; no campus Panambi, Engenharia Mecânica; e no campus Santa Rosa, Educação Física  - Bacharelado, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Para além dos cursos de graduação, a composição do IGC considera a nota dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que a Universidade apresenta: Educação nas Ciências é avaliado com o conceito 5; Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos e Modelagem Matemática e Computacional com a nota 4; e Atenção Integral à Saúde com a nota 3, dentro de uma escala de 1 a 7 - considerando que na apresentação somente do Mestrado a nota máxima é 4. Já o programa de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade possui conceito A - como não fechou o quadriênio do ciclo avaliativo, o programa ainda não teve avaliação.

Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, é extremamente importante receber, por mais um ano, este resultado. “Além de ser um indicativo de avaliação externa que se mostra em crescimento nestes últimos 8 anos, o resultado considera a responsabilidade e a qualidade do trabalho institucional realizado por todos envolvidos - professores, técnicos administrativos e nossos acadêmicos. Nossa meta institucional é chegarmos ao conceito 5 nos próximos anos, materializando o trabalho realizado e principalmente o impacto social na formação de nossos jovens e na produção de conhecimento.”