História das pandemias que assolaram a humanidade é resgatada em aula magna - Unijuí

História das pandemias que assolaram a humanidade é resgatada em aula magna

Graduado em Filosofia e mestre em História, o professor Dinarte Belato foi o convidado especial da aula magna dos cursos de História e Letras da Unijuí, e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, realizada na noite da última terça-feira, dia 20 de abril.

Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a aula magna teve o intuito, segundo o professor Josei Fernandes Pereira, de fazer uma análise interdisciplinar profunda acerca das pandemias, a partir do tema “História das pandemias que assolaram a humanidade”.

A oportunidade de dialogar sobre a temática foi ressaltada pela professora Taíse Possani, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês; e pelo professor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, que salientou, ainda, a possibilidade dos participantes debaterem o papel da universidade, da escola, da intelectualidade neste contexto. Estudantes, professores e profissionais da Unijuí e de outras instituições, de todo o País, participaram da atividade.

Antecedendo o convidado, o professor Anderson Amaral fez um breve resgate das obras literárias que são marcadas pela questão da pandemia – ou melhor, de pestes ou pragas, como eram chamadas.

Segundo Dinarte Belato, os historiadores não imaginavam que fariam parte de uma experiência como esta. “Falamos de algo com uma característica própria, de um fenômeno que emerge como um surto e que se expande muito rapidamente num determinado período. Nas sociedades antigas, quando as relações ainda eram pequenas, estes fenômenos aconteciam em espaços menores. Mas, à medida em que o mundo se expandiu, se unificou, sobretudo a partir do século 16, quando os europeus vão para o mundo inteiro, as epidemias viram pandemias e atingem o planeta”, explica.

Confira o evento na íntegra: