COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Divulgada a programação do 8º Congresso Internacional em Saúde

Já está disponível, por meio do endereço www.unijui.edu.br/8CIS, a programação do 8º Congresso Internacional em Saúde, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio, de forma online.

Com o tema “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientes em Saúde”, o evento tem o objetivo de discutir, de forma interdisciplinar e multiprofissional, perspectivas, tendências e desafios no campo da saúde, permitindo interações, a ampliação de conhecimento e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países.

O Congresso terá sua abertura no dia 18, às 8h30, com o Seminário “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e ambiente e a favor da vida”. Serão dois momentos ao longo do dia: pela manhã, uma mesa redonda com o tema “Os impactos dos agrotóxicos na saúde”; e à tarde, debate sobre “Legislação, agrotóxicos, saúde e meio ambiente.”

A Conferência de Abertura acontece no mesmo dia, a partir das 19h15, também com dois momentos: às 19h30, haverá discussão sobre os “Serviços ecossistêmicos, saúde e bem-estar humano”, com o doutor Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo; e às 20h30 sobre “Os impactos do complexo industrial militar sobre a humanidade por intolerância cidadã e carência de honestidades”, com o doutor Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo e florestal e ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A partir do dia 19 de maio, acontecem as jornadas dos cursos – começando pelo curso de Medicina, que terá como destaque a palestra “Ciência baseada em evidência”, com o doutor Pedro Curi Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O debate, a partir das 14h, será mediado pela professora doutora da Unijuí, Evelise Moraes Berlezi.

As Jornadas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Estética e Cosmética e Farmácia acontecem na noite do dia 19 de maio, em paralelo com a mesa redonda “ O papel da Atenção Primária à Saúde nos Sistemas de Saúde: a questão da Saúde Rural”. Já no dia 20 de maio, serão realizadas as Jornadas dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, à tarde, e de Ciências Biológicas e Biomedicina, à noite.

Estes são apenas alguns dos destaques do 8º Congresso Internacional em Saúde, que terá sua Conferência Final no dia 21 de maio, com a 5ª Jornada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, às 19h15, e divulgação dos trabalhos premiados, às 21h.

Para mais informações e inscrições, acesse www.unijui.edu.br/8CIS.

O Congresso Internacional em Saúde é promovido pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí; o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí; e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda, pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia da Unijuí, e pela Universidade do Minho de Portugal.


Compartilhe!