Aula magna do curso de Pedagogia resgata legado de Paulo Freire - Unijuí

Aula magna do curso de Pedagogia resgata legado de Paulo Freire

Nesta segunda-feira, dia 3 de maio, um dia após a data que marca os 24 anos de falecimento de Paulo Freire, o curso de Pedagogia da Unijuí promoveu a sua aula magna em homenagem ao educador. “O evento foi pensado para os acadêmicos, como uma forma de partilharmos conhecimento e comemorarmos o centenário de nascimento de Paulo Freire”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.

Na Unijuí, o legado do educador é trabalhado há cerca de 13 anos, por meio do Grupo de Estudos Paulo Freire, conforme destacou a professora Hedi Maria Luft, que realizou o acolhimento dos estudantes. “Em prol da obra de Freire, nos reunimos uma vez por mês, acreditando que sua pedagogia ficou marcada pela compreensão de que nós precisamos discutir a educação em forma de círculos e de cultura”, frisou a educadora, lembrando que uma das grandes marcas da pedagogia freireana é a acolhida ao outro.

Tanto a professora Cláudia Maria Seger, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú, quanto o professor Walter Frantz, falaram da atualidade de Freire. A educadora citou a necessidade da esperança, ponto posteriormente trabalhado por Frantz. “O objetivo deste evento é provocar reflexões sobre o pensamento pedagógico de Freire, que tem como denominador comum a esperança. Todo o seu pensamento tem como suporte a esperança no ser humano, a esperança como processo pedagógico de possibilidades de constituição do ser humano como sujeito do movimento histórico inacabado da vida no planeta", comentou o professor.

Confira a aula inaugural na íntegra: