Webinar debate os determinantes sociais e a saúde como direito - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Webinar debate os determinantes sociais e a saúde como direito

Em preparação ao 8º Congresso Internacional em Saúde, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio, foi realizado nesta terça-feira, dia 4, um webinar do pré-congresso. Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento abordou o tema “Os determinantes sociais e a saúde como direito”, que é, na verdade, um recorte da temática do Congresso, “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde”.

“Nos últimos anos, os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e de Residência em Medicina de Família e Comunidade assumiram a tarefa de aquecer as discussões do congresso maior. E neste ano, optamos por fazer um recorte das determinantes e essa relação com a saúde enquanto um direito”, explicou a professora Arlete Roman.

Para tratar do tema, foi convidado o mestre em Filosofia e coordenador executivo do Centro de Assessoramento Popular – Ceap, Valdevir Both. Ele destacou que os direitos humanos partem de uma luta histórica e que carregam três características. “Os direitos humanos são universais, ou seja, direcionados a todos; indivisíveis, o que significa que um direito não é mais importante que o outro; e interdependentes, porque um direito complementa o outro. Não posso falar em direito à saúde sem garantir o direito à educação. E não posso falar em educação sem garantir o direito ao transporte, para que a criança, o jovem, vá até a escola”, exemplificou o palestrante.

Confira o debate na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.