Museu comemora 60 anos de fundação de forma virtual - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu comemora 60 anos de fundação de forma virtual

Surgiam, na década de 1960, novos moldes de desenvolvimento educacional. A fundação de instituições de ensino estimularam a criação de um órgão social que representasse a história da população local para ela mesma. Assim, no ano de 1961, nasceu o Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp, homenageando o notório engenheiro e político Augusto Pestana.

Instalado primeiramente na Rua Barão do Rio Branco, possuía pequeno ambiente e mostras. Cerca de 15 anos depois, em 1976, foi inaugurado o primeiro módulo da estrutura atual. Na Rua Germano Gressler era construído o ambiente que se tornaria referência na preservação da memória da região do Noroeste do Estado.

A decisão de se criar uma instituição antropológica buscava salvaguardar elementos do passado e identidade de um período onde havia perda material, cultural e histórica em face à modernização agrícola regional. Foi no programa radiofônico “Nossas Coisas, Nossa Gente” que Mario Osorio Marques e Argemiro Jacob Brum, idealizadores do Madp, junto de ação coletiva do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais, vinculado à FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí), estimularam e sensibilizaram a comunidade para doar peças, fortalecendo e ampliando o acervo preservado do Museu.

Durante o século 21, novos desafios e propostas se aprofundaram, tornando o Madp um centro frutífero de exposições e programações com a comunidade, que levaram ao público diversas temáticas ligadas ao desenvolvimento da sociedade. Cultura, história, preservação e propostas reflexivas sobre passado e presente moldam o caráter antropológico do Museu. Atualmente, por meio da sua essência de fundação, tem a importância de um espaço para a preservação das manifestações e os testemunhos dos diferentes objetos, saberes e fazeres dos povos da região, testemunhando, assim, a caminhada e a identidade da presença humana nesta parte do Estado.

60 anos de Museu

São seis décadas de caminhada em conjunto com a comunidade regional, desenvolvendo projetos e incentivando a salvaguarda da memória de nosso povo, nossas histórias e heranças culturais. Proporcionando, por meio de reflexões em forma de programações, exposições e mostras, o valor imaterial e material de nossa identidade. 

Nos passos da atualidade, o Madp vem se adaptando ao seu tempo. Novas tecnologias e adequações acompanharam o movimento de introdução às redes sociais e a integração digital necessária, devido à pandemia. A introdução das redes informacionais, gerando diversos conteúdos de forma virtual para seu público, levando o acervo, a memória e as contemplações sempre existentes dentro de sua estrutura ao mundo online marca uma nova fase, e aos poucos se consolida como o mesmo agente social que praticava seu papel de forma costumeira, presencial. 

Marcando tamanha data especial de aniversário sexagenário o Madp e sua equipe vem projetando diversas programações. A campanha de marketing dos 60 anos fortalece o mote “Nossa história, nossa memória”, integrando ações comemorativas, onde a comunidade poderá ter acesso a materiais que sairão do mundo físico para o digital. Diversas novidades preenchem o plano de ação do Madp que está por trás das produções de aniversário, sendo assim, a comunidade que conhece a Instituição, pode aguardar por novidades.

O site comemorativo “Nossa história, nossa memória” já está disponível por meio do endereço sites.google.com/unijui.edu.br/60anosmadp/início, e nele estão reunidos diversos materiais, conteúdos e informações sobre a história do Madp dentro dos seus 60 anos de fundação.

O professor Jaeme Luiz Callai é convidado do “Encontro Casual” promovido pela Rádio Unijuí Fm 106.9, dia 22 de maio, às 10h, com reprise dia 23 de maio, às 23h. Jaeme, que também é ex-diretor do Museu, falará sobre a história, desafios e possibilidades para além dos 60 anos do Madp.

O pianista Rodrigo Soltton, em seu show no dia 29 de maio, dará continuidade às comemorações com um evento transmitido para o público de forma online, por meio das redes do Museu e Canal do Youtube, sendo realizado no Salão de Atos da Unijuí. Show no qual teve o projeto Museu Antropológico Diretor Pestana – 60 anos de história, realizado por meio do financiamento da Lei Aldir Blanc, Lei de Emergência Cultural.

Reedições de exposições já realizadas no Museu também complementam a programação. “As Mulheres que estão no mapa”, exposição virtual produzida pelo Madp, está disponível em: sites.google.com/unijui.edu.br/mulheres/início. A mostra também está presente em programetes na Rádio Educativa Unijuí FM.

A campanha de comemoração tomará um ano inteiro, proporcionando ao público novos projetos e reedições de antigas exposições e propostas já apresentadas em outros momentos no Museu. Fazendo disso uma revitalização de seu ambiente digital, a comunidade terá acesso mais facilmente a uma ideia expositiva dos planos do Madp. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.