Em execução, projeto “Artesanato Étnico em Ijuí” conta com a parceria da Unijuí - Unijuí

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Em execução, projeto “Artesanato Étnico em Ijuí” conta com a parceria da Unijuí

A Unijuí é uma das parceiras no desenvolvimento do projeto “Artesanato Étnico em Ijuí – Terra das Culturas Diversificadas”, trabalhado para atender a uma demanda antiga dos grupos étnicos e culturais de Ijuí, além dos artesãos. A iniciativa parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), em parceria com representantes dos movimentos étnicos; representantes da Associação dos Artesãos de Ijuí (Adai), Associação dos Artesãos do Brique da Praça (Abriq) e Feira de Economia Solidária em Ijuí (Feconsol); e entidades interessadas, como a Unijuí, Emater/Ascar, FGTAS e União das Etnias de Ijuí (Ueti).

Um dos principais objetivos do projeto é viabilizar a oferta de produtos que representem a diversidade de grupos étnicos e culturais do Município, a partir dos saberes e fazeres expressos pelo artesanato e culinária, como forma de contribuir com o fortalecimento da identidade de Ijuí como Terra das Culturas Diversificadas – ou, até mesmo, como Capital Nacional das Etnias. A iniciativa busca, ainda, proporcionar incremento de renda aos artesãos e agroindústrias engajadas.

Por meio do projeto, também está prevista a criação de um “selo de identidade” aos produtos artesanais e de culinária típica, desde que a qualidade e procedência sejam testadas, além do caráter original, típico e único de cada produto.

Com previsão de execução em seis etapas, o projeto global foi, em parte, inscrito no Edital da Fundação Marcopolo, tendo recursos financiados pela Lei Federal Aldir Blanc – Lei nº 14.017/2020, que prevê o auxílio emergencial a todo setor cultural.

O valor total, de R$ 50 mil, será destinado à execução das três primeiras etapas – já em andamento, que consistem no levantamento de informações sobre o artesanato e a culinária típicos de cada uma das 12 etnias vinculadas à Ueti, além da Etnia Kaingang e da própria cultura Gaúcha; a construção da marca do projeto e a elaboração de um catálogo destinado aos agentes envolvidos.

Após um processo de sensibilização e de capacitação dos artesãos consorciados e agroindústrias locais, será concedida uma etiqueta com a marca do projeto, para que esses itens possam ser divulgados e comercializados tanto em espaços físicos quanto virtuais. 


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