Lançamento de livro é resultado de parceria entre a Editora Unijuí e Instituto do Chile - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Lançamento de livro é resultado de parceria entre a Editora Unijuí e Instituto do Chile

Aconteceu na última sexta-feira, dia 7 de maio, o lançamento do livro “Relações e Tensões entre América Latina e Estados Unidos no Âmbito da Evolução da Geopolítica Ambiental Global”. A obra é resultado de uma parceria entre a Editora Unijuí e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile.

O livro visa abordar assuntos relacionados à geopolítica ambiental e características determinantes da geopolítica do século 21, que serão os problemas decorrentes da crise ambiental global. A este respeito, assinalou-se que as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de recursos naturais, a crescente carência de água doce, entre outras questões, associadas aos problemas sociais que delas decorrem, como os refugiados do clima, os conflitos de guerra por recursos escassos e outros semelhantes, estão a elevar o conflito geopolítico a um nível qualitativamente diferente e com possibilidade de ser muito mais grave no século 21.

É essencial a busca por soluções acordadas internacionalmente e, caso elas não funcionem a tempo ou simplesmente falhem, a História nos alerta que soluções de poder diretas e brutais podem entrar em jogo.

O livro foi desenvolvido, baseado nessas questões, por especialistas latino-americanos que refletem sobre o assunto. A obra foi organizada pelo doutor em Estudos Americanos, Fernando Estenssoro, e pelos autores: mestra em Ciências Sociais, Anabella Busso; doutora em Relações Internacionais, Ana Mirka Seitz; doutor em Ciências Humanas, Jerônimo Siqueira Tybusch; mestranda do Programa da Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria, Francieli Iung Izolani; doutor em Relações Internacionais, Cristian Lorenzo; doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Daniel Rubens Cenci; mestre em Integração Latino-Americana, Vinícius Garcia Vieira; doutor em Direito, Luiz Ernani Bonesso de Araújo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul, Thiago Luiz Rigon de Araujo.

O evento foi transmitido no canal do Youtube da Unijuí, com horários diferenciados para cada país: Brasil e Argentina às 17h e Chile às 16h. Para conferir, acesse este link.

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.