Complexos de Saúde da Unijuí qualificam formação e prestação de serviços à comunidade - Unijuí

Universidade conta, atualmente, com três Complexos localizados no Campus Ijuí

Salas de Simulação Realística fazem parte do Complexo 2

Na busca por uma formação de excelência aos seus acadêmicos, a Unijuí vem se modernizando ao longo dos anos, qualificando a sua infraestrutura e adquirindo dezenas de equipamentos. Isso acontece nas mais diversas áreas, a exemplo da Saúde, que hoje conta com três Complexos, todos localizados no campus da Universidade em Ijuí.

“Desde 2018, trabalhamos com a ideia central de reorganizar os espaços da área da saúde, a partir da integração entre os cursos, para que os estudantes tenham diferentes experiências na área interna da instituição. Estruturamos, então, três Complexos, que atendem aos diferentes cursos e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde. Estes espaços foram pensados a partir da complexidade da estrutura do currículo dos cursos, começando pelo momento de aprendizado do estudante nas áreas básicas, passando por simulações de práticas e finalizando com experiências profissionais”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

No início dos cursos, os acadêmicos têm contato com o Complexo 1, que centraliza laboratórios da área básica, como, por exemplo, Fisiologia, Anatomia, Microscopia, Bioquímica, além do Laboratório de Análises Clínicas, o Unilab. Este complexo se caracteriza pela entrada do estudante na área da saúde, com experiências na área básica dos cursos. À medida que os currículos avançam com uma complexidade nas disciplinas, os estudantes passam a ter atividades no Complexo 2, onde são realizadas simulações e simulações realísticas. “Esse complexo surgiu a partir de uma reorganização, de um laboratório que já existia no Complexo 1, a partir do curso de Enfermagem e de novas necessidades, com o curso de Medicina”, reforça a reitora, lembrando que o Complexo 2 fica localizado no prédio recentemente construído na saída do campus, próximo ao Hospital Veterinário. É lá que os estudantes da Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina realizam as suas simulações, a partir de equipamentos modernos e com alta tecnologia.

Já no Complexo 3 está localizada a Unijuí Saúde, que envolve a Clínica Escola de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição e a Unidade de Reabilitação Física (Unir), habilitada para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Nestes espaços, os estudantes realizam o atendimento a pacientes sob supervisão de professores. “Este é o espaço da prática profissional. É o momento que o estudante vivencia as experiências da profissão e pode discutir, aprender a partir da interação com outros profissionais e com seu professor. Além disso, o diferencial é que o espaço é multiprofissional, o que possibilita a interação entre as áreas e uma visão global do paciente”, completou a reitora, lembrando que a Universidade ainda conta com a Clínica de Psicologia e o Laboratório de Atividade Física, localizados na Sede Acadêmica em Ijuí e também no campus Santa Rosa, que também integram a área da saúde.

Contar com diferentes espaços durante a formação é um ganho para os estudantes da área da saúde. Benefícios também visíveis à comunidade, que usufrui do atendimento e do conhecimento de professores e acadêmicos. “Para a Unijuí, estes três Complexos têm uma importância fundamental no sentido de qualificar e aprimorar a área da Saúde como um todo. Temos espaços de práticas formativas e também de pesquisa, envolvendo acadêmicos e mestrandos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Este movimento institucional reforça nosso caráter comunitário ao prestar um atendimento de qualidade à comunidade e possibilitar uma formação de excelência aos estudantes”, finalizou a reitora.