Central Analítica mantém certificado de reconhecimento da qualidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Central Analítica mantém certificado de reconhecimento da qualidade

Central também conta com mais um serviço reconhecido de amostragem

Anualmente, a Central Analítica da Unijuí recebe a visita de auditores da Rede Metrológica – RS, que realizam a avaliação do sistema de gestão da qualidade e do processo analítico. Esse processo, realizado neste ano entre os dias 8 e 12 de fevereiro, permite que a Central Analítica integre o grupo de laboratórios reconhecidos pela Rede Metrológica, conquistando para Ijuí e região a certificação do reconhecimento de um laboratório que atende aos padrões internacionais de qualidade em seus serviços.

A Central Analítica da Unijuí é o único laboratório de prestação de serviços na área de análises ambientais da região Noroeste do Estado que possui reconhecimento junto à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul em conformidade com os critérios estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, o que possibilita o cadastro junto à FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler e obtenção do alvará sanitário da Vigilância Sanitária. Esse reconhecimento viabiliza a prestação de serviços para empresas, prefeituras e a comunidade regional que necessitam avaliar parâmetros físico-químicos e microbiológicos em águas e efluentes líquidos. A Central também realiza a análise de combustíveis para emissão de boletim de conformidade, exclusivamente para distribuidoras de petróleo.

Na mesma auditoria, realizada neste ano, o laboratório solicitou a ampliação do escopo de serviços, buscando o reconhecimento para a atividade de amostragem, tendo em vista o aumento nas exigências dos órgãos fiscalizadores para que o laboratório realize coletas de águas e/ou efluentes nas empresas. A demanda foi atendida.

O coordenador da Central Analítica e professor da Unijuí, Alessandro Hermann, ressalta o trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais que atuam no laboratório para a manutenção desse reconhecimento, bem como a importância para a região Noroeste de haver um laboratório atendendo com padrões internacionais de qualidade em análises de águas e efluentes e agora, também, de amostragem, mantendo assim o compromisso da Universidade com a qualidade de seus serviços.

“Além disso, o laboratório proporciona estágios para os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Farmácia da Unijuí”, reforçou o docente.

O contato com a Central Analítica pode ser realizado pelo telefone 3332-0442 ou pelo e-mail centralanalitica@unijui.edu.br


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.