Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão promove capacitação para bolsistas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão promove capacitação para bolsistas

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, aconteceu um encontro do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão, promovido pela Vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. A transmissão foi realizada pelo Youtube da Universidade e direcionada aos bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (FAPERGS, CNPq e Unijuí) e Bolsistas de Extensão (Pibex).

Para debater a temática, "Portal de Periódicos Capes”, foi convidada a bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. 

A capacitação teve início com a fala da assistente da Reitoria, Greice Daiana Pereira Beerbaum, que falou sobre a importância dos bolsistas participarem das capacitações e, ainda, ressaltou que a pasta está buscando temas que sejam pertinentes e que auxiliem os estudantes neste período que estão trabalhando nos seu projetos.  

A convidada Eunice abordou a importância de fazer uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa. Também explicou como funciona o aplicativo da biblioteca e a sua plataforma virtual, que está disponível no site da Unijuí. 

Dando sequência ao encontro, a convidada trouxe a temática do evento, mostrando um passo a passo detalhado com orientações de como os bolsistas devem fazer para ter acesso ao Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades.  A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas. 

Segundo a bibliotecária, saber como funciona o portal é imprescindível para um acadêmico. “A Capes possui diversos documentos confiáveis, possibilitando aos estudantes uma experiência com os trabalhos científicos. Além disso, é de suma importância pela sua segurança para utilização nas pesquisas. Ainda, se o aluno não estiver dentro da Instituição, ele terá acesso livre a alguns documentos”, ressalta. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.