Situação política e social da Colômbia é tema de debate - Unijuí

Situação política e social da Colômbia é tema de debate

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí - por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Educação nas Ciências, em parceria com o curso de História, promoveu o evento “SOS Colômbia! O que está acontecendo?”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o debate foi mediado pelo professor mestre em História, Jaeme Luiz Callai.

Conforme explicou o docente, a atividade teve o intuito de discutir a situação política e social da Colômbia nos últimos meses, bem como a situação da América Latina, e se todo este cenário pode se estender para o Brasil.

“Acredito que falamos de processos diferentes”, explicou Callai, lembrando que os países da América Latina têm situações semelhantes do ponto de vista dos problemas sociais, mas diferentes processos políticos. “Cada país tem seus caminhos e não há um único modelo que possamos aplicar a todos. Nós, brasileiros, temos uma certa dificuldade porque tradicionalmente o Brasil se desenvolveu como sociedade de costas para a América Latina. Temos poucas referências acerca de alguns países, como Chile e Colômbia. Se perguntar a um cidadão comum o que ele sabe da Colômbia, possivelmente cite o acidente da Chapecoense ou o tráfico de Pablo Escolar”, destaca o professor. Apesar de todos os problemas que possui, a Colômbia possui uma das melhores economias na América Latina, como destacou Callai.

Para tornar o debate ainda mais rico, participaram do evento a colombiana Gaviota Karolina Tobar, que é socióloga e realizou seu curso de mestrado em Direitos Humanos na Unijuí; e os ex-colombianos Jacqueline Ramirez e Juan Gabriel Perilla Jimenez, que cursam o doutorado em Educação nas Ciências na Universidade.

Acompanhe a discussão na íntegra: