Projeto do 4º Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais recebe apoio da Fapergs - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto do 4º Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais recebe apoio da Fapergs

3º Seminário Internacional aconteceu na Unijuí em 2018

O 4º Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais em busca da sustentabilidade, está sendo organizado pelo Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Unijuí, com seus respectivos Centros Acadêmicos. O evento será realizado de 8 a 10 de novembro, de forma online.

O seminário será realizado em um momento de profundos desafios para a produção de alimentos, fibras e energia, para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e para a promoção ao acesso aos alimentos, ao combate à exclusão, à miséria e ao fim da fome. Nos últimos anos, o volume da produção de alimentos atingiu limites suficientes para atender às necessidades humanas, entretanto, devido ao seu uso para outras finalidades e à impossibilidade de acesso, ainda faz com que cerca de 10% da população não consiga se alimentar dignamente.

Diante disso, o 4º Seminário Internacional se propõe a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais e estabelecer um percurso em busca de atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Para tanto, estão sendo convidados profissionais renomados e reconhecidos pela comunidade acadêmica que perpassam as áreas das ciências humanas, agrárias, sociais, ambientais e econômicas.

O projeto foi submetido e aprovado no recente Edital de Auxílio à Organização de Eventos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e receberá recursos para viabilizar a impressão de um livro sobre a temática abordada no evento.  

Estima-se a participação de 300 participantes, entre acadêmicos, profissionais e professores. Ao final do seminário, espera-se que o mesmo consiga produzir uma síntese sobre os desafios a serem enfrentados na formação de recursos humanos e na produção acadêmica interdisciplinar em Ciências Agrárias e Ambientais nos próximos anos.

Concomitante à realização do 4º Seminário Internacional, serão realizadas a 20ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, 12ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e Semana do Curso de Ciências Biológicas. Participam da Comissão Organizadora: Roberto Carbonera (coordenador geral), Angélica de Oliveira Henriques, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Christiane de Fátima Colet, Daniel Rubens Cenci, Ester Matter, Felipe Libardoni, Fernando Silvério Ferreira da Cruz, Juliana Maria Fachinetto, José Antônio Gonzalez da Silva, Laura Pereira, Márcia Jung, Luana Fillipin da Rosa, Michele Renz Scheer, Natiane Basso, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Stefani Alexandra Grudka e Vidica Bianchi.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.