Disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea oportuniza momentos de reflexão aos estudantes - Unijuí

Um dos componentes do currículo da Graduação Mais, a Formação Pessoal e Profissional (FPP), tem proporcionado aos acadêmicos da Unijuí a integração de diversos cursos, possibilitando práticas mais dialógicas. Exemplo disso é a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea, ministrada pelos professores Jóice Graciele Nielsson e Doglas César Lucas.

Durante a realização da FPP, foram trabalhadas questões específicas envoltas nos direitos humanos, como questões raciais, indígenas e de gênero, de modo geral, e como isso afeta a vida de todos a partir das experiências vividas e compartilhadas nas aulas. Além disso, os temas também foram tratados de forma ampla, analisando o cenário da região em que os estudantes residem.

“Cada aula foi uma descoberta, uma oportunidade de refletir com os estudantes a partir de dinâmicas diferentes. Pudemos ouvir relatos, trocar experiências e informações, aprender em conjunto pensando nos processos de formação de cidadãos para que possam conviver em espaços em melhores condições de vida. Para mim, enquanto professora, discutir temas tão fundamentais com acadêmicos de vários cursos é muito enriquecedor ”, explicou a professora Jóice Nielsson.

“A disciplina possui caráter diverso que implica diretamente na vida como dos sujeitos. Quando falamos sobre direitos humanos, não estamos falando apenas do direito ou área específica, mas de questões que envolvem a nossa convivência humana em todas as áreas”, pontuou a docente, acrescentando que “a oferta das disciplinas de Formação Profissional e Pessoal concretizam o papel da Universidade que é oferecer a possibilidade de ensino e aprendizagem de forma ampla, interdisciplinar e que aborde temas que são fundamentais para a vida pessoal e profissional de cada um dos estudantes”.

A docente analisou ainda a realização da primeira oferta da disciplina. “Foi um grande acerto da Unijuí. As FPPs contribuirão imensamente para a formação de estudantes conectados com as demandas do século XXI. Bons profissionais, mas também boas pessoas, capazes de conviver em sociedade e que respeitam os direitos humanos. A experiência foi extremamente satisfatória e exitosa”.

Já o professor Doglas Lucas acrescentou que o tema despertou a curiosidade dos alunos. "Acredito que a experiência foi positiva e tende a ser aprimorada nas próximas edições”. A acadêmica do 1º semestre do curso de Direito da Unijuí, Amanda Schafer, destacou que participar desta FPP foi uma experiência gratificante e de grande aprendizado.

“Foram aulas excepcionais, que contribuíram muito para a minha formação pessoal e profissional, ensinamentos que ficarão comigo para vida. Os direitos humanos são de fundamental importância para uma sociedade civilizada. Acredito que todo cidadão deveria estudar este tema devido a sua grande importância, refletir sobre eles e como colocá-los em prática. Assim, viveríamos numa sociedade melhor. Terminei as aulas com uma nova visão e por isso, sou grata por essa experiência que me dá um importante embasamento para compreender o ser humano e o direito através da sua principal função, que é de garantir a dignidade para todos”, frisou.