Humanidade, Tecnologia e Trabalho: pensando o futuro a partir da reflexão do passado - Unijuí

A disciplina Humanidade, Tecnologia e Trabalho, que integra as ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Graduação Mais da Unijuí, teve sua primeira turma no primeiro semestre deste ano. Com um grupo de estudantes de diferentes cursos, a disciplina teve por objetivo disponibilizar ao acadêmico a oportunidade de compreender o processo da evolução humana, paralelamente ao avanço tecnológico, podendo refletir ainda sobre como esses avanços influenciaram as mudanças na concepção de trabalho.

A estudante de Biomedicina, Luciane Zachow da Silva, conta que aprendeu e aprofundou seus conhecimentos sobre revolução humana, questões sociais, econômicas, ambientais, dentre outras. “Eu nunca imaginei que a profissão que escolhi teve origem no antigo Egito. Eu nunca ia imaginar que já foi praticado pelos nossos antepassados. A disciplina foi uma visão aberta também para o futuro da minha profissão”, afirma.

Monique Zaioncz Rollof, estudante de Letras, destacou que a disciplina de Humanidade, Tecnologia e Trabalho lhe chamou a atenção desde a leitura do título em função da possibilidade de projeção do futuro a partir do conhecimento amplo das discussões também do passado. “Eu achei muito importante esse panorama que pudemos ter na disciplina, um pouco mais amplo, saindo do momento presente para pensarmos a história da humanidade, pensar em como a tecnologia mudou nossos rumos desde o início da nossa espécie. Além disso, gostei bastante de sermos desafiados a utilizar as novas tecnologias para produzir conhecimento”, conta.

Ao longo da disciplina, os estudantes foram desafiados a produzir um podcast sobre a evolução do trabalho, considerando sua área formativa. De acordo com o professor da disciplina, Josei Fernandes Pereira, a proposta era que eles entrevistassem profissionais atuantes nestas áreas, procurando fazer projeções sobre os cenários futuros do trabalho, igualmente marcados pelo avanço das tecnologias. “No início, todos estavam muito apreensivos, especialmente com o desafio de gravação do podcast. Contudo, a oferta de material didático e a realização de oficinas técnicas, com o auxílio do Projeto de Extensão Traças Digitais, fez com que superassem a apreensão e desenvolvessem excelentes produtos finais na sistematização”, finaliza o professor.

Acesse e confira a playlist com os podcasts neste link.