Acadêmicos de Ciência da Computação, Matemática e Engenharias socializam pesquisas - Unijuí

Acadêmicos das turmas de Cálculo II, dos campi da Unijuí de Ijuí e Panambi, e das turmas de Tópicos Essenciais de Matemática – Módulo I, dos campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa, dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Matemática, sob a orientação das professoras Claudia Piva e Patricia Spilimbergo, realizaram, nesse primeiro semestre, atividades de interação com a comunidade escolar por meio da apresentação de trabalhos elaborados ao longo do semestre.

Os trabalhos resultam de pesquisas relacionadas à área de formação dos acadêmicos, a partir de temas de interesse dos grupos, considerando a aplicação de conceitos trabalhados nas disciplinas, com produção, organização e análise de dados. A partir da busca por soluções para situações-problema, com diferentes contextos, cada acadêmico teve a oportunidade de relacionar conceitos da matemática com práticas de sua futura área de atuação.

A síntese dos trabalhos foi apresentada, na forma de vídeo, num seminário das disciplinas. Para essas apresentações foram convidadas turmas da Educação Básica. Participaram estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio da EFA (professora Carla Adriana Frantz Dal Molin); do Colégio Evangélico Panambi (professora Mara Bronstrup); 2º do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde (professora Raquel Taís Breuning); turmas de Ensino Médio do Colégio Tiradentes de Ijuí (professora Viviane Roncaglio); alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ponche Verde de Crissiumal  e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Papa Pio XII de Nova Candelária ( professor Carlos Ebert); e alunos das turmas do 1ª A e B do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Estadual Fronteira Noroeste, de Santa Rosa (professora Joice Moura da Silva).

Os momentos vivenciados promoveram importantes interações entre escolas de Educação Básica e Universidade. A socialização das experiências mostrou um pouco da Matemática trabalhada nos cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí, com vistas a despertar o interesse dos estudantes por estas áreas e também reforçar a importância da Matemática nos diferentes processo formativos.

A relevância deste tipo de interação ficou evidente na resposta positiva dos participantes, a partir do questionamento: “Como você avalia esta atividade de interação com os acadêmicos da Universidade?”. Todos os participantes, em torno de 320 estudantes, tiveram a oportunidade de avaliar os trabalhos apresentados por meio de um formulário do Google Forms, que posteriormente foi encaminhado aos autores dos trabalhos.