Unijuí tem encontro com o Executivo de Catuípe sobre Projetos Integradores - Unijuí

Unijuí tem encontro com o Executivo de Catuípe sobre Projetos Integradores

Na manhã desta quarta-feira, dia 30 de junho, representantes da Unijuí estiveram no município de Catuípe realizando um agradecimento às autoridades que colaboraram com desafios, e também com a indicação de mentores, aos Projetos Integradores da área da Saúde. Os PIs fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e são componentes curriculares capazes de integrar teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais, indicados pela comunidade.

Pela Unijuí, participaram a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; a professora Eilamaria Vieira, do curso de Nutrição, e o analista acadêmico Tiago Rohde. Representando o município de Catuípe, estiveram o prefeito Joelson Baroni; o secretário de Saúde Vilmar Fucilini; o presidente da Câmara Municipal, Joabel Zimmermann; o médico de Saúde da Família Terêncio Tonetto; a fisioterapeuta Thiele Libardoni e a mentora Rosemeri Aquila.

Atendendo à demanda, foram desenvolvidos os projetos  “Desenvolvimento de metodologias de educação sobre aleitamento materno para gestantes e lactantes do município de Catuípe”, pelos acadêmicos Bruna Bresolin Vincensi (Enfermagem), Vitória Protti (Nutrição), Jordana Letícia Scherer (Fisioterapia) e Mateus Corrêa da Silva (Nutrição); Campanha Novembro Azul: ações relacionadas ao câncer de Próstata”, pelas estudantes Alana Tecchio (Biomedicina), Ana L. Toquetto (Biomedicina), Ellen Lorca (Fisioterapia) e Manuele de Castro (Biomedicina); “Combate ao mosquito Aedes Aegypti”, pelas acadêmicas Isabella Malheiros da Costa (Biomedicina), Julia A (Nutrição), Paula Adiers Korb (Biologia) e Fernanda Vieira Bettim (Biomedicina); “Saúde sexual nas escolas”, por Charles Dauton Hasse (Farmácia), João Vitor Gabbi (Biomedicina), Bárbara Carolina Duarte Kroth (Farmácia) e Camille Eliza Silva de Lima (Biologia); “Campanha Outubro Rosa: ações relacionadas ao Câncer do Colo do Útero e da Mama”, pelos estudantes Fernanda Lírio (Biomedicina), Amanda Garros Schwiderke (Biomedicina), Luciane Zachow da Silva (Biomedicina) e Gabriel Aldrovandi Sikacz (Farmácia); e Atividades para Idosos, pelos estudantes Priscila (Biologia), Nathalia Thorstenberg Zimmermann (Biomedicina), Ana Julia H. (Biomedicina) e Ricardo Rubert dos Santos (Fisioterapia).

Vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto avalia de forma positiva a receptividade do Poder Executivo e o resultado dos projetos desenvolvidos. “Como destacou o prefeito Baroni, a Unijuí já tem uma grande parceria com o Município, que se fortalece agora, com os Projetos Integradores. Conseguimos trabalhar em projetos na área da saúde, que são muito importantes e têm retorno direto à comunidade”, explicou a professora, lembrando que a Graduação Mais veio para reforçar o papel social que a Unijuí desempenha e mostrar a sua relevância para a região Noroeste do Estado. “Sem falar que nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações reais, além de acompanhar a atuação de profissionais”, completou.

De acordo com a professora Eilamaria, a partir do relato das autoridades, percebeu-se, ainda mais, a importância da relação do ensino-serviço na Educação Superior para formação dos estudantes que, ao ingressar no mercado de trabalho, já terão conhecimento da realidade de um município.

O prefeito Joelson Baroni disse se sentir honrado pela participação da Unijuí e afirmou que as ideias levantadas farão a diferença no futuro. Na mesma linha, o secretário de Saúde, Vilmar Fucilini, falou da importância da integração entre o Município e a Universidade. “Dentro do projeto de inovação, de renovação que temos, a Unijuí vem somar às ideias, dando suporte”, afirmou.

O resultado dos Projetos Integradores será apresentado na noite desta quinta-feira, dia 1º de julho.