Estratégias de leitura são trabalhadas durante FPP - Unijuí

Estratégias de leitura são trabalhadas durante FPP

A Formação Pessoal e Profissional (FPP) é um componente curricular focado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, bem como em temas da educação e cidadania. Entre as primeiras FPPs ofertadas na Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, está a de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa.

A disciplina foi composta apenas por estudantes ingressantes na Universidade, de diferentes cursos e áreas, e teve como objetivo trabalhar estratégias de leitura e desmistificar ideias existentes sobre o tema. “Um dos focos da disciplina é desconstruir a ideia de que ler um texto em Língua Inglesa seja a mesma coisa que traduzi-lo, pois não é. Os movimentos cognitivos são totalmente diferentes. Tem que se tornar um leitor para futuramente ser um tradutor. Além disso,  os estudantes aprenderam a ler textos não somente escritos, onde utilizamos toda a potencialidade do meio digital tanto na interação como na utilização de aplicativos” explicou a professora responsável pela disciplina, Fabiana Kurtz.

No início da disciplina foi realizada uma análise das necessidades comunicativas dos estudantes, verificando as preferências dos assuntos, o que estão acostumados a ler e o envolvimento com a língua inglesa. “Após este mapeamento, trabalhamos vários gêneros textuais como notícias ou reportagens, artigos de iniciação científica e resumo científico, onde analisamos as formas dos textos, os objetivos comunicativos. O resultado foi bastante positivo, onde os estudantes puderam aprender estratégias de leitura”.

Segundo a estudante do curso de Psicologia da Unijuí, Maria Eduarda Martins, a experiência foi muito boa. “As estratégias de leitura aprendidas têm sido muito úteis nas leituras de textos em língua inglesa, o que aumenta o acesso à informações e saberes. Minha avaliação é muito positiva. Tudo ficou muito claro graças à professora e ao mentor, que se dedicaram a nos ensinar e auxiliar de uma forma bem dinâmica e compreensível. A FPP me auxiliou muito, me preparou para as demais disciplinas do módulo e também para as dos próximos semestres, fazendo com que eu me sentisse, de fato, inserida na Universidade”.

O estudante de Engenharia Elétrica, Felipe Gavioli, disse que os aprendizados irão contribuir com sua atuação no mercado de trabalho. “Decidi cursar a FPP de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa por já atuar no mercado de trabalho e ter a língua inglesa como parte do meu dia a dia, contribuindo para eu reforçar meu conhecimento com relação à correta leitura e interpretação de textos."

Ao avaliar a Graduação Mais, a professora Fabiana Kurtz disse que o novo currículo  proporciona uma formação mais integrada. “Experiências como essa, das FPPs, e de toda organização curricular por competência, oferece uma formação mais completa e integrada em uma perspectiva dupla, sendo uma formação acadêmico-profissional."