IOV Brasil e Unijuí realizam palestra sobre folclore e artes populares - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

IOV Brasil e Unijuí realizam palestra sobre folclore e artes populares

No sábado, dia 3 de julho, ocorreu a palestra “Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão”, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. O evento foi promovido pela Organização Internacional de Folclores e Artes Populares (IOV Brasil), com apoio da Unijuí.

O encontro contou com as seguintes participações: Kátia Kupertino, professora doutora de Folclore e Artes Populares de Minas Gerais; Gisele Motta, atriz, bailarina e coreógrafa da Comissão de Frente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; e Cândida Maldaner, diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis e coordenadora do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

A palestra inaugurou o curso de especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão, que será ofertado pela Unijuí a partir do mês de agosto. A especialização foi apresentada pelo professor doutor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que também explicou a importância de estudar os movimentos culturais em Ijuí, Capital Nacional das Etnias.

Durante a palestra, os convidados debateram temas diversos relacionados ao folclore, aos movimentos étnicos e às artes populares, sempre mostrando sua notabilidade diante da sociedade e relembrando que cultura e comunidade vivem lado a lado. Além disso, durante o encontro, foram destacados pontos do curso de pós-graduação, indicado para todas as pessoas que buscam conhecimentos que estão no cotidiano de quem já trabalha ou convive na área de artes populares.

Segundo o professor Fernando Jaime González, “este curso vai se ocupar da compreensão do patrimônio cultural imaterial e da diversidade de expressões culturais na dimensão simbólica. O entrelaçamento com o desenvolvimento social e econômico e as exigências no campo da gestão.”

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

Confira o evento na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.