Ciência para Todos fecha com lançamento e divulgação de resultados - Unijuí

Ciência para Todos fecha com lançamento e divulgação de resultados

Depois de uma intensa semana de atividades, promovidas pelos projetos de extensão da Unijuí, chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a segunda edição do Ciência para Todos. O evento, promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, fez parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O último dia da Mostra Científica Virtual foi aberta com uma palestra do coordenador do Projeto de Extensão Física para Todos, Nelson Toniazzo, sobre a relação entre a física e os acidentes de trânsito. O projeto abordou, num segundo momento, a nossa localização no universo, onde o docente trabalhou conceitos de astronomia.

A área de matemática teve grande destaque nesta sexta-feira. Primeiro, ocorreu o lançamento oficial da 2ª Feira de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de novembro, de forma online. O mesmo formato foi adotado na realização do evento no ano passado, quando foram apresentados 29 trabalhos. Mais de quatro mil visualizações foram registradas.

Conforme destacou o coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, professor Peterson Cleyton Avi, as inscrições já estão abertas para o evento, por meio do endereço unijui.edu.br/feira-matematica, até o dia 4 de outubro. O projeto ainda realizou, durante o dia, uma oficina para ensinar as funcionalidades da calculadora científica aos estudantes.

Outro momento em que a matemática teve destaque foi na divulgação dos vencedores do 2º Desafio MathGo, por meio do Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais. Durante a semana, os alunos puderam acessar o aplicativo MathGo, dedicado ao ensino da matemática, e responder às questões propostas. Os alunos que mais pontuaram foram Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (1º lugar);  Cristian Smaniotto, do Colégio Evangélico Augusto Pestana - Ceap (2º lugar) e Kaynan Schwanke, também do Ceap (3º lugar). Eles receberam troféus e medalhas.

Também foram premiadas com troféus três escolas com a maior pontuação agregada - soma da pontuação de todos os estudantes participantes do desafio: Ceap, Rui Barbosa e Colégio Estadual Tiradentes.

O estudante com maior pontuação pertencente à escola com maior pontuação foi premiado e receberá um brinde exclusivo da Unijuí, além de troféu como primeiro colocado. É o caso de Cristian Smaniotto, que avaliou o desafio como excelente. “Foi bem participativo. Eu e meus amigos, junto com professores e escola, nos dedicamos muito. Respondemos a excelentes questões, que exigiam raciocínio”, disse.

O dia contou, ainda, com a finalização da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, para o desenvolvimento de aplicativos com scratch; a apresentação de resultados do Projeto de Extensão Energia Amiga; e ainda com uma apresentação do Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro sobre eficiência energética e reuso da água.

Para quem perdeu o Ciência para Todos Unijuí 2, é possível ter acesso às atividades no canal da Unijuí no Youtube. Também, por meio da página  bit.ly/cienciasparatodos.

Assista:

Ciência para Todos - Sexta-feira/manhã