Ciência para Todos Unijuí 2 finaliza programação - Unijuí

Ciência para Todos Unijuí 2 finaliza programação

Evento aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho, de forma virtual

Encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 9 de julho, o Ciência para Todos Unijuí 2. O evento, promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apresentou, ao longo desta semana, uma série de atividades promovidas pelos projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, mais de 40 ações fizeram parte da Mostra Científica Virtual, transmitida de segunda a sexta-feira pelo canal da Unijuí no Youtube. “O Ciência para Todos, ancorado em nossos projetos de extensão, conseguiu cumprir a sua proposta de colocar à disposição da comunidade, de professores e alunos, o que é produzido pela Universidade. Esse projeto teve início em 2019, de forma presencial, e contou com um público superior a oito mil pessoas. Em razão da pandemia, não foi possível realizá-lo em 2020, mas, neste ano, promovemos a segunda edição com o mesmo espírito de popularização da ciência”, afirmou.

Ao agradecer o empenho dos professores e acadêmicos, o coordenador do evento, professor doutor Edson Luiz Padoin, ressaltou que foram semanas de preparação para que o Ciência para Todos fosse finalizado, com uma programação diversificada ao público. “Nos reinventamos para realizar o evento de forma virtual porque queremos manter uma aproximação com a comunidade externa, oportunizando que professores e alunos da Educação Básica possam utilizar o conteúdo desenvolvido pela Universidade em suas escolas. Lembramos que todas ações desta semana podem ser assistidas novamente, já que ficarão acessíveis no canal da Unijuí no Youtube”, comentou o coordenador, lembrando que o Ciência para Todos integra a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ao parabenizar os promotores do evento, o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, professor José Augusto Fiorin, ressaltou que a produção de ciência em um tempo regular já é difícil, e que torna-se ainda mais complicada em tempos de pandemia. “Por isso ficamos felizes em poder partilhar um evento como este, tão significativo para a educação de Ijuí e da região.”

Assessora pedagógica da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Vânia Simon de Miranda afirmou que o evento aconteceu em um momento importante, em meio a um cenário nacional que questiona a capacidade e importância da ciência em nossas vidas. “O Ciência para Todos é de extrema relevância para nossas escolas e contribui muito para potencializar a constituição do conhecimento científico dos estudantes, contribuindo, ainda, para que eles se tornem cidadãos mais críticos”, disse.

A cerimônia de encerramento também contou com a presença da coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes, que ressaltou que o evento incentiva o espírito científico, o aprendizado e a criatividade entre os estudantes. “Nos sentimos muito honrados com a parceria que temos com a Unijuí e com a possibilidade de podermos participar de projetos de extensão”, afirmou.

Para quem perdeu a programação do Ciência para Todos Unijuí 2, é possível acessar todas as atividades no canal da Unijuí no Youtube.

Confira o ato de encerramento ao final desta transmissão: