Unijuí prepara retorno presencial escalonado para o segundo semestre - Unijuí

Unijuí prepara retorno presencial escalonado para o segundo semestre

Mais de um ano se passou desde que a Unijuí teve que adaptar suas atividades para o ambiente digital, em razão da pandemia de covid-19. Agora, em atendimento às normativas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade se prepara para retomar as aulas de forma presencial e o convívio entre estudantes, professores e funcionários.

Seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelas prefeituras, Estado e União, a Instituição dá início ao segundo semestre no dia 26 de julho, próxima segunda-feira, para o curso de Medicina. No dia 2 de agosto, retornam os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação. O retorno, no entanto, será de forma escalonada e diferenciada entre os campi.

Turmas diurnas retornam totalmente à presencialidade - sejam em disciplinas teóricas, práticas ou estágios. Para as turmas com aulas à noite, o encaminhamento é diferente.

Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais na semana de 2 a 6 de agosto e, na semana seguinte, permanecem com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual na primeira semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial. É importante lembrar que na semana que o primeiro grupo estiver presencial, o outro estará com aulas online e vice-versa.

Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre serão divididas e terão aulas presenciais na semana do dia 2 de agosto e, na semana subsequente, as aulas serão online - e assim sucessivamente.

A frequência é obrigatória nas aulas presenciais e online, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 28/2011. Estudantes e professores com comorbidades, que não realizaram a segunda dose da vacina contra a covid-19, estão dispensados de comparecer às aulas presenciais ou de ministrá-las presencialmente até 15 dias após a realização da mesma, devendo comprovar a situação junto à Universidade.

“Hoje a mensagem é de esperança e até um pouco de ansiedade. Estamos próximos do nosso tão esperado retorno ao presencial, após um ano e meio de reinvenção, adaptação e muita coragem - nossa, enquanto Instituição; dos nossos professores que se desafiaram a fazer a melhor entrega possível dentro de um cenário totalmente novo e desconhecido; e dos nossos estudantes, que se propuseram a romper as barreiras e os desafios e fazer com que o conhecimento prosperasse”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Universidade está tomando todas as medidas de segurança e higienização necessárias para o retorno presencial.

“Entretanto, acreditamos que cuidar de si também é cuidar do outro. Por isso, pedimos a todos que levem seu álcool gel e sua garrafa de água, e não compartilhem os objetos de uso pessoal. O uso de máscara permanece sendo obrigatório em qualquer espaço da instituição”, reforçou.

No banner inicial do site unijui.edu.br, é possível conferir a Instrução Normativa emitida pela Universidade para o retorno às aulas.