Há mais de 25 anos, Laboratório de Sementes da Unijuí é credenciado junto ao Ministério da Agricultura - Unijuí

A Unijuí coloca à disposição de seus estudantes, e a serviço da comunidade externa, uma série de laboratórios, nas mais diferentes áreas. Como exemplo, o Laboratório de Análise de Sementes, que realiza a prestação de serviços à comunidade, além de servir de base à pesquisa e ao ensino para os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e à especialização em Produção e Tecnologia de Sementes.

“No momento da semeadura, a qualidade das sementes é decisiva para a tomada de decisão do produtor. Portanto, o Laboratório de Sementes tem grande importância para a comunidade externa, que pode encaminhar amostras para serem avaliadas, e para a formação dos nossos estudantes, por meio das disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes, Fitopatologia, e através do suporte à produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), de dissertações de mestrado, e ao desenvolvimento da pesquisa de forma geral”, destacou a professora doutora do curso de Agronomia, Gerusa Massuquini Conceição, responsável técnica pelo laboratório.

O Laboratório de Sementes está habilitado para realizar análises de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem da germinação e tetrazólio, germinação, pureza, umidade e massa de mil sementes. Por estar credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1995, emite Boletins de Análise de Sementes de lotes destinados à comercialização, além de laudos para sementes de uso próprio. O laboratório presta serviços a empresas de sementes, agricultores e demais organizações.

“Seguimos um rigoroso controle de qualidade dentro do laboratório. Temos um corpo técnico bastante qualificado, que atua na realização das análises”, destacou a professora, lembrando que entre os projetos do Laboratório de Sementes está a ampliação da abrangência da região atendida e a constante qualificação dos processos. Para isso, foram adquiridos novos equipamentos, visando atender à demanda.

Para contatar Laboratório de Sementes, o telefone é 99149-9555.

A professora lembra que, neste momento, a Unijuí prepara, em parceria com a Germinar Consultoria, a terceira edição do curso de Análise de Sementes, que busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório. Previsto para ter início no dia 23 de agosto, o curso focará nas espécies do milho, trigo, soja e azevém. Inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de agosto, em unijui.edu.br, no campo Qualificação Profissional.