Cidadania em Ação: estudantes dos cursos de Comunicação produzem podcast - Unijuí

Cidadania em Ação: estudantes dos cursos de Comunicação produzem podcast

Estudantes dos cursos de Comunicação da Unijuí são frequentemente instigados a colocar em prática a teoria passada em sala de aula. A disciplina de Produção Audiovisual e Multimídia, sob orientação da professora Márcia Almeida, propôs aos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda a elaboração de um podcast sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O podcast foi elaborado com 11 episódios, com base nos 17 Objetivos, e pode ser conferido neste link.

O podcast foi produzido numa parceria entre os acadêmicos e a Rádio Unijuí FM, que entrou como cliente das produções acadêmicas. Inicialmente, foi realizada uma reunião de briefing com a diretora da Rádio Unijuí FM, Claudia Bohrer. Posteriormente, os estudantes selecionaram os ODS de interesse e produziram o podcast. Ao longo dos episódios há a presença de vários convidados que são referências em cada área trabalhada.

O primeiro episódio do podcast foi produzido pelos estudantes Fidel Arthur Franco dos Santos e Mônica Taíza Mülhbaier. É uma introdução à temática das produções, que relaciona a cidadania e os ODS/ONU. Os acadêmicos explicam brevemente o que são os 17 ODS e a importância do esforço conjunto para sua promoção.

O segundo episódio foi desenvolvido pelos estudantes Alessandro Haab Welter e Matheus Bernardo. Na produção, eles trazem o ODS 3, Saúde e Bem-Estar. O foco da produção foi a saúde mental. O terceiro episódio foi produzido pelas acadêmicas Mozara Aguilar Sandri e Laura Foletto dos Santos. Com a escolha do ODS 5, elas trouxeram como abordagem as mulheres transsexuais na sociedade.

O quarto episódio trouxe o ODS 11, Cidade e Comunidades Sustentáveis. Foi produzido pelas estudantes Aline Denise Gehrke e Brenda Berwanger Silva Pereira e trabalhou a temática de cidades do futuro. O quinto episódio teve como tema o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis. Com a produção das alunas Marjory Mayer, Marina Moesch Silveira e Mariane Martins dos Santos, o episódio abordou sobre a indústria da moda.

O sexto episódio foi produzido pelos estudantes Andrei Martins e Gabriel Roggia Jaskulski. Eles trabalharam com o ODS 15, Vida Terrestre. Os estudantes trabalharam os cuidados com a terra e o uso exagerado de agrotóxicos e os impactos no solo. O sétimo episódio teve como escolhido o ODS 7, Energia Acessível e Limpa. A produção foi feita pela acadêmica Evelin Ramos Rosa e teve como tópico principal a importância de uma energia acessível e limpa no desenvolvimento regional e sustentável.

O oitavo episódio foi desenvolvido pelo estudante Davi Covari sobre o ODS 6, Água Potável e Saneamento. A abordagem foi baseada no esgotamento sanitário e no saneamento básico. O nono episódio foi sobre o ODS 14, Vida na Água, e foi produzido pelo estudante Rubian Bottega. A abordagem teve como foco a importância dos oceanos.

O décimo episódio foi sobre o ODS 10, Redução de Desigualdades. A produção foi feita pelas alunas Amanda Calegaro Thiel e Ariane Wendland de Souza. O foco do episódio foi a desigualdade econômica. O último episódio do podcast foi produzido pelo acadêmico Giovanni Pasquali Piovesan. O ODS trabalhado foi o 13, Ação contra a mudança global do clima. O estudante trouxe como ponto central as metas de produção e meios de alcançar os objetivos.

A atividade foi finalizada com ótimos resultados. Os acadêmicos conseguiram, de forma dinâmica e descontraída, trazer para discussão um tema tão importante quanto os ODS/ONU.

Por Krislaine Baiotto, estagiária do curso de Jornalismo da Unijuí