Projeto busca intensificar a língua inglesa na vida profissional dos professores - Unijuí

A Unijuí lançou o projeto Innovation in Teaching Methodology: Virtual English Teaching Fellow at Unijuí. A iniciativa consiste em cursos, destinados aos professores da rede pública, estudantes do curso de Letras da Unijuí e professores do Ensino Superior. O objetivo é debater metodologias de ensino da língua inglesa, além de utilizar o idioma como meio de instrução, buscando soluções organizadas para fazer frente aos desafios da docência na contemporaneidade.

O projeto foi aprovado junto ao consulado dos Estados Unidos no Brasil e conta com apoio do Programa Fulbright. As formações vão contar com a presença virtual de um “fellow'', ou seja, de um professor norte-americano, que irá ministrar as aulas. Essa será uma oportunidade para os professores qualificarem suas metodologias, trabalhando com a língua inglesa como um meio para levar o conhecimento de suas áreas aos estudantes da graduação e pós-graduação.

A aula inaugural do projeto ocorreu na segunda-feira, dia 3 de agosto, de forma online. O encontro contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da oficial de Assuntos Públicos/cônsul para Assuntos de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Sarah Borenstein; do diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil, professor doutor Luiz Valcov Loureiro; e da professora e virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie.

Também estavam presentes a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, História e Pedagogia, professora Taíse Neves Possani; e o coordenador do projeto e professor do curso de Letras, Anderson Amaral de Oliveira.

O professor Anderson salientou que a parceria entre a Unijuí com o Consulado e com o Programa Fulbright foram fundamentais para o desenvolvimento desta ação. “São nossos parceiros de longa data nos projetos. Isso nos possibilita trazer professores americanos para trabalhar conosco na Unijuí. Considero uma oportunidade ímpar para a Universidade e para região”, disse. Segundo Sarah Borenstein, após tanta cooperação, a expectativa para o projeto é positiva. “Espero que seja uma oportunidade rica para todos, com muitas trocas e sinergia positiva. Espero também que logo possamos voltar a ter mais interações presenciais e que algum dia eu possa visitá-los em Ijuí”, comentou.

A professora do projeto virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie, sugeriu aos estudantes que tragam sempre seu bom humor para dentro da sala de aula. “O inglês de ninguém é perfeito, então não tenham vergonha. Eu sei que vocês têm interesse em aperfeiçoar sua metodologia de ensino e é por isso que estão aqui. Então quero que vocês experimentem tudo, que simplesmente arrisquem. Participem de tudo e eu realmente quero que vocês lembrem que devem aproveitar as aulas e a colaboração entre os colegas, pois assim tenho certeza que vocês irão perceber grandes avanços em suas metodologias de ensino. Por fim, lembrem-se de trazer seu senso de humor às aulas, nós queremos nos divertir”, afirmou.

Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, afirmou que a parceria com o Programa Fulbright é muito importante para viabilizar o projeto institucional de ampliar a adesão da língua estrangeira para os professores da Universidade e também da rede básica de ensino. “Nos orgulha muito sermos parceiros neste projeto e nosso propósito é continuar a investir para possibilitar oportunidades como esta, cada vez mais. É importante atrever-se e construir um sistema de comunicação, por isso, aproveitem essa oportunidade e sejam um grupo que mobiliza movimentos para que cada vez mais nossas aulas tenham a integração de idiomas. Que a riqueza da diversidade das línguas estrangeiras sejam exploradas em nosso ensino”, finalizou.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí