Unijuí vai capacitar mulheres para o empreendedorismo em projeto estadual - Unijuí

Unijuí vai capacitar mulheres para o empreendedorismo em projeto estadual

Detalhes do convênio foram discutidos nesta segunda-feira, 4 de agosto, durante visita da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social à Universidade

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, foi selecionada para realizar a capacitação de 1,5 mil mulheres por meio do programa estadual RS TER – Mulheres Empreendedoras. A iniciativa tem como objetivo ofertar ferramentas necessárias para o empreendedorismo feminino. Detalhes do convênio foram discutidos nesta quarta-feira, 4 de agosto, durante a visita da secretária estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, à Unijuí. Estiveram presentes na reunião a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Impacto Socioambiental (Criatec), Maria Odete Palharini.

Segundo a secretária Regina Becker, o programa vai estimular a participação da mulher nos processos de geração de trabalho e renda. “Precisamos ter uma perspectiva de capacitar mulheres que querem estar mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. Temos certeza de que este projeto vai oferecer instrução, assessoria e sobretudo o acompanhamento à ampliação das habilidades dessas mulheres, que serão empreendedoras futuras na construção das bases para o desenvolvimento do Estado, tendo em vista o serviço de excelência que presta a Unijuí dentro da área do conhecimento."

Para a reitora da Unijuí, Cátia Nehring, o projeto marca, efetivamente, uma das missões da Universidade a partir da sua fundação, que é contribuir, por meio da educação, com o desenvolvimento da região. ”A pandemia acabou agravando as desigualdades, por isso o processo formativo de mulheres que são responsáveis por suas famílias é bastante necessário. Por meio da expertise trazida pela Criatec entendo que será, de fato, um case de sucesso no sentido da Fidene marcar o seu trabalho em relação ao enfrentamento das desigualdades”.

Para a execução do RS TER - Mulheres Empreendedoras, o governo estadual  fará o repasse de R$ 350 mil à Universidade, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip). As vagas foram direcionadas às mulheres em todo o Estado que se inscreveram junto à secretaria.

A Unijuí aguarda a assinatura do convênio para iniciar as atividades. A coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, explicou como funcionará o programa. “Iremos trabalhar em cinco eixos a partir da liberação dos recursos. Vamos trabalhar focados nas empreendedoras e no planejamento, execução e monitoramento do negócio. Recebo nesta quarta-feira o perfil das inscritas e, a partir disso, iremos organizar os módulos de acordo com a necessidade e montar as turmas conforme a realidade de cada uma. Nosso grande objetivo é entregar resultados e impactar positivamente a vida das pessoas", disse.