Unijuí vai desenvolver ações em parceria com o município de Boa Vista do Cadeado - Unijuí

Termo de cooperação foi assinado na tarde desta quinta-feira, na Criatec

Em um encontro realizado na Criatec nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, a Unijuí firmou um termo de cooperação com o Poder Executivo de Boa Vista do Cadeado, para o desenvolvimento de ações no município, nas mais diversas áreas.

Estiveram representando a Unijuí a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; Aldemir Berwig, professor do curso de Direito, e Roberto Carbonera, professor do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; a responsável pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental na Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva; e a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Stroschein. Representando o Executivo estiveram o prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos; o vice, Juquinha José Fracaro; a secretária de Administração, Planejamento e Fazenda, Maria Alice da Costa Beber Goi; e o secretário da Agricultura e Pecuária, Sérgio Luis Becker.

Conforme explicou o professor Aldemir, que também presta assessoria jurídica à Administração, a equipe realizou uma análise das ações já desenvolvidas no município e percebeu que eram necessários planejamento e ações que garantissem a continuidade dos projetos. “Partindo da definição do que é desenvolvimento sustentável, pensamos em nos unir com a Universidade para trabalhar em prol deste objetivo, atendendo, também, prioridades elencadas pela população”, explicou, lembrando que o Município carece de profissionais especializados e de oportunidades a alguns grupos. “Como vamos desenvolver a agricultura se o pequeno agricultor não tem condições de buscar financiamento, de ter uma assistência técnica para o desenvolvimento das suas atividades?”, questionou.

O objetivo, segundo o prefeito João Paulo Beltrão dos Santos, é dar condições de qualificação às pessoas que não tiveram essa oportunidade no Município - a exemplo das mulheres, que culturalmente permanecem no cuidado da casa.

Reitora da Unijuí, Cátia Nehring destacou que a parceria entre a Universidade e as prefeituras é uma alavanca para o desenvolvimento da região. “Iniciamos hoje, fechando essa parceria, e vamos a partir de agora iniciar este projeto, definir prioridades e, a partir disso, materializar a entrega das demandas”, comentou.

A Unijuí, segundo o vice-reitor Fernando Jaime González, já vem acumulando uma série de experiências com outros municípios. “Trabalhamos com a prefeitura e não para a prefeitura, e isso é importante. O trabalho conjunto gera aprendizagens, formas de funcionamento que ficam para a comunidade, não voltam com a Universidade”, reforçou.

Durante a tarde, a coordenadora Maria Odete Palharini fez a apresentação da Criatec, enquanto que a coordenadora Vivian Stroschein falou sobre o convênio com a Universidade para o desconto em cursos de graduação, especialização e qualificação na modalidade Ensino a Distância (EaD). O professor Roberto Carbonera também falou sobre o programa Rede Leite e a importância da parceria com o Município para a geração de renda ao pequeno produtor.