Unijuí e Dubai promovem 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Unijuí

Unijuí e Dubai promovem 3º Dia de Campo da Aveia Branca

Em parceria com a empresa Dubai Alimentos, a Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 9 de setembro, o 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Inovações tecnológicas para boas práticas de cultivo. O evento, realizado na Escola Fazenda da Unijuí - IRDeR, no município de Augusto Pestana, é uma vitrine em que a Universidade divulga as pesquisas que estão sendo realizadas, ao mesmo tempo em que aproxima os estudantes dos produtores e das empresas da área.

“Temos o prazer de apresentar essas informações à comunidade e ressaltar que nossa região é a maior produtora de aveia do Brasil. Aqui está concentrada uma grande cadeia de produção, que vai desde o agricultor até as grandes indústrias, que levam esta matéria-prima para outros locais do País e do exterior. O 3º Dia de Campo destaca algo que é muito importante, que é a ciência e a inovação tecnológica, por meio da busca de processos mais sustentáveis, redução de agrotóxicos e manejos mais eficientes, pensando não apenas no que é importante para o agricultor, para a indústria, mas para o consumidor”, explicou o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antonio Gonzalez da Silva.

De acordo com ele, toda a pesquisa realizada na Unijuí parte de uma avaliação que prioriza desde a qualidade do solo, da planta e do grão, até análises de qualidade que atendem aos requisitos da indústria. “Várias áreas do conhecimento articulam aqui diferentes pesquisas, ligando estudantes da Agronomia e da Medicina Veterinária, envolvendo os cursos de Mestrado e Doutorado - e em especial, os Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. Isso nada mais é do que o estreitamento da relação entre a Universidade e a comunidade, pensando no desenvolvimento regional”, reforçou.

Coordenador do Programa de Melhoramento Genético, o professor Emerson Pereira destacou que a Universidade está cumprindo um papel fundamental para a região, não só desenvolvendo o estudante dentro da Instituição, como também ligando-o com o produtor e com as empresas. “Conseguir aliar o conhecimento teórico com a parte prática é fundamental. É a nossa Universidade marcando a região de forma positiva”, comenta.

Diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot comentou que a intenção da empresa é difundir o cultivo da aveia, buscar novas tecnologias e novos modos de cultivo, visando uma política de qualidade. “Nosso intuito é levar um alimento mais seguro para dentro da mesa do consumidor. E essa oportunidade que a Unijuí nos coloca é muito positiva”, disse.

O Dia de Campo foi dividido em estações, para que todos os participantes tivessem a oportunidade de visitar as experiências e trabalhos desenvolvidos.

A Estação 1 trabalhou o tema “Zoneamento e indutor de resistência: produtividade e redução de fungicida”. As Estações 2, 3 e 4 trouxeram, respectivamente, os temas “Desempenho agronômico de cultivares de aveia”; “Manejo da densidade de semeadura'' e “Manejo do nitrogênio”. Na Estação 5, foi apresentada a “Biofortificação agronômica via foliar”; na Estação 6, o “Programa de melhoramento genético da aveia/Unijuí''; e na última Estação, a “Viabilidade e o manejo da Aveia orgânica”.

O próximo evento acontecerá em 1º de outubro, das 8h às 12h: será o 2º Dia de Campo da Cultura da Linhaça, com realização na Escola Fazenda - IRDeR.