Apresentações culturais marcam Semana Farroupilha na Unijuí - Unijuí

Apresentações culturais marcam Semana Farroupilha na Unijuí

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, ocorreram apresentações culturais nos espaços da Unijuí, nos quatro campi, marcando a Semana Farroupilha, a partir de uma promoção do Programa Sinergia - projeto responsável pelo endomarketing na Universidade.

A abertura das apresentações no campus Ijuí contou com fala da reitora, professora Cátia Maria Nehring, e a presença da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, e do vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg.

A reitora da Universidade aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores que mantêm a Unijuí funcionando, mesmo com a pandemia de covid-19. “Podemos nos orgulhar do fato de que nossa Universidade nunca parou. Portanto, que esse 20 de Setembro seja o marco para nós retomarmos este processo de pertencimento”, comentou a reitora Cátia Maria Nehring.

Após a fala, teve início o momento cultural tradicionalista, com apresentações de músicas e poemas gauchescos por quatro funcionários da Instituição: Daiana Dal Ros, Ana Cláudia da Silva, Vanderlei Baldissera e Luiz Eduardo da Luz Fontoura.

As apresentações ocorreram no hall de entrada do prédio da biblioteca Mario Osorio Marques, no estacionamento da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços, em frente ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e no terminal rodoviário dos estudantes, próximo às salas de aulas. Além disso, os funcionários foram convidados a ir pilchados nos dias que antecedem o feriado.

Em Santa Rosa, o Momento Campeiro foi organizado pela coordenação do campus e seus colaboradores. “Esse é o momento de olhar para frente, de viver esse novo momento dessa nova Universidade, com novas instalações em alguns locais e ambientes, de novas pessoas que passaram a integrar o grupo de colaboradores e técnicos, de novos setores que foram criados, enfim, uma nova instituição e em um novo momento, carregando junto toda a história passada, mas com o foco em construir mais história pela frente”, destacou o coordenador do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer. Foi realizada ainda uma apresentação artística com o analista acadêmico, Adroaldo Traczynski, que também é músico nativista.

Foi organizado, ainda, nos campi Ijuí e Santa Rosa, a distribuição de bolinhos de chuva aos funcionários. No campus Panambi foi produzido um tradicional pão com linguiça e distribuído aos colaboradores. Já no campus Três Passos, está marcada para essa sexta-feira um almoço entre os funcionários.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí