Unijuí participa de encontro que visa integrar universidades comunitárias e empresas - Unijuí

Encontro aconteceu em Porto Alegre, na sede do Comung

Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González esteve nesta sexta-feira, 15 de outubro, em Porto Alegre, participando de uma reunião entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o senador Luis Carlos Heinze e representantes das federações da indústria e do comércio do Estado. O professor esteve representando a reitora da Unijuí e tesoureira do Comung, professora Cátia Maria Nehring.

Durante a reunião, o Comung apresentou uma proposta de programa de inovação para o Rio Grande do Sul, que busca fomentar a cooperação científica e tecnológica focada no desenvolvimento e no aprimoramento de produtos, serviços e processos, promovendo a atualização tecnológica, o incremento de competitividade das empresas e a inovação, por meio da sinergia entre as universidades e o setor empresarial.

“Mostramos, neste encontro, os potenciais nos campos científico e tecnológico das instituições que são membros do Comung. A conversa foi centrada em como poderíamos aumentar a parceria entre as universidades e as empresas ligadas a cada federação”, explicou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.

A proposta do Comung tem como objetivo apoiar e fomentar a inovação através da parceria entre universidades comunitárias e empresas gaúchas; promover a cultura da inovação nas organizações; incentivar a transferência de tecnologia; desenvolver novas tecnologias ou nacionalizar tecnologias existentes; e aperfeiçoar o marco legal para garantir a sustentabilidade das instituições de ensino.

Participaram do encontro o presidente do Comung e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS),  Evaldo Antonio Kuiana; o 2º vice-presidente do Comung e reitor da Feevale, Cleber Prodanov; o presidente do Conselho Fiscal do Comung e reitor da Unilasalle, Paulo Fossatti; a reitora da Univates, Evania Schneider; e a reitora da UFN, Ir. Iraní Rupolo.

Também estiveram presentes o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), Elivelto Nagel da Rosa Finkler; o presidente Anderson Trautman Cardoso e o diretor financeiro Fernando Silva de Paula da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul); o presidente da Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Vergílio Perius; a executiva do Conselho de Articulação Parlamentar, Yara Pereira, e a representante da coordenação das ações do Núcleo de Inovação, Thaize Graziadio, da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs).