Salão do Conhecimento terá seminário nacional sobre a implementação local da Agenda 2030 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Salão do Conhecimento terá seminário nacional sobre a implementação local da Agenda 2030

A Unijuí contará com uma série de atividades na próxima semana, durante um dos mais tradicionais eventos de divulgação da produção em extensão e pesquisa: o Salão do Conhecimento 2021. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, com a transmissão dos principais debates pelo canal do Youtube da Instituição e apresentação de trabalhos pelo Google Meet.

Um dos destaques da programação é o Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro. "O seminário foi pensado para discutir experiências nacionais de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível municipal. Teremos um olhar nacional com uma representante do PNUD Brasil; um estadual, com um representante do Governo de São Paulo; e um olhar municipal a partir de membros do executivo de duas prefeituras, uma de São Paulo e outra de Pernambuco”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

A primeira palestra do seminário, “Metodologias, boas práticas e ações inovadoras para a implementação local dos ODS”, acontecerá no dia 26, às 14h, e estará a cargo da gerente de projetos da área de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - Brasil, Giane Boselli. 

No dia 27, também às 14h, acontecerá a palestra “Histórico de implementação da Agenda 2030 no Governo de São Paulo”, com a coordenadora executiva da Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Casa Civil do Governo de São Paulo, Ana Paula Fava.

Para fechar, no dia 28, às 14h, o tema “Desafios locais para a implementação dos ODS” será conduzido pelo secretário de Administração das Prefeituras de Gravatá e Vitória do Santo Antão - Pernambuco, Joeides Pereira da Paz.

A participação da comunidade universitária é muito importante, já que o engajamento na conquista dos ODS se dá predominantemente a partir da intervenção local, com política pública e mobilização da comunidade. Nossos egressos também terão que, potencialmente, trabalhar em sua implementação. A participação torna-se importante porque também teremos representantes dos executivos municipais da região, buscando ampliar o diálogo sobre os ODS em interface com o desenvolvimento da política pública”, reforçou o professor.

Para saber mais sobre a programação, acesse unijui.edu.br/salao. Inscrições para ouvintes, que desejam obter o certificado de horas, podem ser realizadas até o dia 27 de outubro.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.