Aberto oficialmente o Salão do Conhecimento da Unijuí; evento segue até a sexta-feira - Unijuí

Depois de dois turnos com intensas atividades, foi realizada na noite desta terça-feira, 26 de outubro, a abertura oficial do Salão do Conhecimento da Unijuí - um dos maiores e mais tradicionais eventos de divulgação da produção em extensão e pesquisa. Com sequência até a sexta-feira, dia 29 de outubro, o evento acontece de forma totalmente virtual, com a transmissão dos principais debates pelo Youtube da Instituição e a apresentação de trabalhos pelo Google Meet.

Diretamente do campus Santa Rosa e acompanhado pelo coordenador, Marcos Paulo Scherer, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou sobre a satisfação da Universidade em dar início a mais uma edição do Salão, onde acontece a socialização dos trabalhos desenvolvidos nos campos da pesquisa e da extensão, com a novidade, neste ano, da apresentação das experiências obtidas com os Projetos Integradores, que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí.

“Pelo segundo ano, realizamos este evento de forma virtual, permitindo e ampliando a participação dos estudantes e professores dos quatro campi da Instituição, além de pesquisadores de outras instituições, na discussão de diferentes propostas e na integração com diferentes áreas”, reforçou o vice-reitor, coordenador do Salão do Conhecimento, lembrando que a programação conta não só com a socialização de produções, mas com diferentes atividades, como o Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”, aberto na tarde desta terça-feira.

Ao todo, 614 trabalhos, entre resumos expandidos e trabalhos completos, foram aceitos para apresentação no 29º Seminário de Iniciação Científica, 26ª Jornada de Pesquisa, 22ª Jornada de Extensão e 11º Seminário de Inovação e Tecnologia. Finalizada a abertura do evento, os participantes puderam se dividir em 50 salas virtuais, onde os trabalhos começaram a ser apresentados.

Segundo a reitora, professora Cátia Maria Nehring, o Salão do Conhecimento se tornou ainda mais profissional neste ano, no formato online, e mesmo que não presencial, ainda permite o encontro entre os “diferentes”. “Entre pessoas de diferentes áreas e lugares que produzem ciência, conhecimento e desenvolvimento, que discutem, debatem e se respeitam. Há mais de 20 anos temos este grande evento na Instituição, que passa a materializar, a partir de hoje e até sexta-feira, as discussões produzidas desde a Iniciação Científica até o Pós-Doutorado”, destacou.

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, o Salão do Conhecimento será um grande espaço para a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A implementação local da Agenda 2030 permeia o Seminário Nacional, enquanto que os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu terão o desafio de, na sexta-feira, estabelecer uma relação entre o campo de conhecimento que trabalham e os ODS. Os trabalhos, por sua vez, são apresentados em sessões virtuais, a partir dos Objetivos.

Para conferir a programação dos próximos dias, acesse unijui.edu.br/salao. Para garantir o certificado de horas, a inscrição deve ser realizada até esta quarta-feira, dia 27 de outubro.

Confira a abertura oficial na íntegra: