Profissionais do Hospital Vida & Saúde compartilham experiências em aula, no campus Santa Rosa - Unijuí

Logística e gestão hospitalar foram apresentadas aos estudantes

Ouvir novas experiências e cases de sucesso são sempre atividades que agregam muito à vida acadêmica e profissional dos estudantes. Pensando em relacionar alguns conceitos da disciplina de Logística ao dia a dia do mercado de trabalho, a professora Marisandra da Silva Casali e os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia da Produção, receberam dois convidados especiais. Vanderli de Barros, diretora geral do Hospital Vida & Saúde e Rodrigo Calixto, diretor de Infraestrutura e Logística, deram uma aula aos estudantes sobre a logística, dentro de uma gestão de alta complexidade.

Vanderli conversou com os acadêmicos sobre diversos pontos que envolvem a gestão de um Hospital, especialmente o uso de sistemas integrados, para que se consiga ter uma visão completa de toda a entidade. Já Calixto, expôs sua experiência na área da logística, gestão de compras, suprimentos, controle de estoque e demais controles necessários para a eficiência no trabalho na área da saúde.

A professora Marisandra explica que a Logística não costuma e não está ligada a geração de lucro propriamente dito, mas é ela que ajuda a reduzir desperdícios, materiais, torna empresas mais ágeis e, consequentemente, auxilia muito na eficiência da gestão. “O Hospital está muito organizado, sofreu na pandemia, mas por ter um controle muito grande, conseguiu contornar a situação em um período significativo”, afirma a docente

Marisandra destaca ainda, que a partir do momento em que os estudantes entendem um modelo de gestão de alto risco, certamente estarão aptos a gerir outros tipos de negócios. “Os recursos são escassos e essa é uma situação que eles vão encontrar nas empresas. Saber que um erro em uma empresa causa grandes estragos é fundamental, mas no Hospital eles estão trabalhando com vidas, então qualquer erro vai ter relação direta com a sobrevivência ou não daquele paciente”, acrescenta a professora.