Alta empregabilidade e amplo campo de atuação fazem crescer procura por cursos de licenciatura - Unijuí

Uma série de vantagens tem pesado na balança e levado jovens, em todo o País, a procurar por cursos de licenciatura após a conclusão do Ensino Médio. Essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, os cursos de licenciatura chamam a atenção por ter um custo mais baixo e por, no futuro, apresentarem alta empregabilidade, boa remuneração e, na maioria dos casos, estabilidade.

“A escolha por um curso de licenciatura implica no compromisso com uma formação que é fundamental para o desenvolvimento do País, que é responsável por formar as novas gerações e profissionais de todas as áreas. O professor é o sujeito que não para ao longo da sua vida, que é dinâmico e que vai estar constantemente se atualizando”, lembra o professor do curso de História da Unijuí, Josei Fernandes Pereira.

Com as taxas de natalidade diminuindo, famílias cada vez menores e menos jovens ingressando no Ensino Superior, o número de formandos, todos os anos, ainda não é capaz de atender à alta demanda do mercado. “Os professores estão envelhecendo e não estão tendo substitutos. Isso faz com que muitos profissionais sigam trabalhando, mesmo após atingir a idade de aposentadoria”, destaca o professor.

A maioria dos estudantes, quando chegam à fase de conclusão do curso, já passaram por estágios ou estão empregados, como destaca Josei. “Lembrando que o profissional pode atuar em diferentes áreas. Um licenciado em História, por exemplo, pode atuar em empresas, em institutos de pesquisa, em casas de cultura, museus, na produção de roteiros de filmes e séries. São muitas as oportunidades para um profissional formado e com criatividade, característica dos cursos da Unijuí”, reforça.

O Piso Nacional da Educação é uma conquista e a remuneração, que parte da média de R$ 2,5 mil, pode chegar a R$ 13 mil, dependendo da área de atuação do licenciado. “Quem ingressa em uma vaga via concurso público possui os diferenciais de plano de carreira e estabilidade profissional. Além disso, o licenciado pode empreender. Temos vários egressos da Unijuí que decidiram abrir a sua própria escola de idiomas, sua própria escola de Educação Infantil”, comenta a coordenadora dos cursos de licenciatura da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.

Como lembra Taíse, a profissão vem mudando, com maior presença da tecnologia no âmbito educacional. Isso faz com que o profissional transite de outras maneiras, principalmente na produção de conteúdos, na elaboração de jogos e aplicativos de aprendizagem, por exemplo. “O licenciado é o profissional preparado para pensar processos educativos de ensino e aprendizagem. Preparado para pensar em estratégias pedagógicas, de ensino”, reforça a professora.

De forma presencial, a Unijuí oferta os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. Todos estes contam com vagas no Vestibular de Verão, cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, pelo endereço unijui.edu.br/vestibular. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia. Para este processo seletivo, as inscrições são contínuas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/ead.

“Os cursos de licenciatura da Unijuí têm a característica de preparar profissionais para atuar de forma criativa, inovadora e integrados a outras áreas. O estudante sai da Unijuí com potencial para trabalhar de forma interdisciplinar, para desenvolver projetos, eventos e organizar tarefas extracurriculares. Sem falar que as experiências acadêmicas, seja no campo da pesquisa ou da extensão, são muito ricas”, finaliza o professor Josei.