COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Reitoria da Unijuí participa do Fórum de Gestão e Inovação do Comung

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, de forma híbrida

Presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, durante a abertura. Fotos: Claudia Velho

Teve início nesta quinta-feira, 25 de novembro, o 9º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento, que segue até esta sexta-feira, 26, acontece de forma híbrida, com atividades online e também na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pela Unijuí, participam de forma presencial a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; e o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg.

Com o tema “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”, o Fórum busca socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) com a sociedade e a inovação. O evento também procura disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas.

Nesta quinta-feira, o Fórum contou com uma reunião entre reitores e com o  lançamento do Startup Plus University, antecedendo a abertura oficial do evento. Em sua fala, o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, destacou que o Comung está celebrando 25 anos de trajetória, marcada pela construção de uma cultura de inovação e de desenvolvimento nas comunidades. “Diante da comoditização do Ensino Superior, mantemos nosso compromisso com a qualidade e com a excelência, através da produção do conhecimento que colocamos à disposição da sociedade”, completou, lembrando que o Comung quer, cada vez mais, conectar todos os atores - setor produtivo, empresas, governos e sociedade civil ao conhecimento que é produzido nas universidades.

A palestra da noite ficou a cargo o sociólogo e doutor em Economia, professor Luiz Roberto Liza Curi, que falou sobre os “Desafios e oportunidades da Educação Superior no Brasil”. “Mais do que falar sobre as oportunidades, meu objetivo é falar sobre as relevâncias e irrelevâncias que marcaram a trajetória da Educação Superior no Brasil. Sendo que muitas destas relevâncias foram construídas a partir de um procedimento, de um estímulo feito pela universidade à sociedade, para que ela enfrentasse os problemas conjunturais e participasse do processo de resolução." Ele completa que a universidade é uma entidade mobilizadora da sociedade, e não apenas "ofertadora" de cursos. "São fortalezas da sociedade brasileira", disse.


Compartilhe!