Unijuí oferece intercâmbio para 12 diferentes países - Unijuí

Unijuí oferece intercâmbio para 12 diferentes países

Os objetivos que levam um estudante a fazer um intercâmbio são muitos: busca por novas vivências acadêmicas e culturais, aprimoramento de idiomas, experiências profissionais, ampliar o conhecimento em determinada área, entre outros. Vivências acadêmicas no exterior contribuem como um diferencial para o mercado de trabalho, além de uma experiência pessoal que marca um processo evolutivo durante o período da Graduação ou Pós-Graduação.

A Unijuí tem à disposição dos estudantes o Escritório de Relações Internacionais (ERI), que cuida de cada detalhe e auxilia os acadêmicos neste processo. A Universidade possui convênio com mais de 30 instituições do exterior, em 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Paraguai, Uruguai e Rússia.

Bruna Carolina Ulsenheimer é egressa do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e, em 2019, período em que estava na fase final da Graduação, realizou um intercâmbio de um semestre na Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), de Portugal. Durante o período, cursou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, em que grande parte das disciplinas estudadas foram do Mestrado e, algumas da Graduação.

“Em todo este período, sempre me senti muito confortável e segura, pois tive todo suporte necessário e apoio da Unijuí, por meio do ERI, principalmente com as questões burocráticas. Busquei uma experiência internacional em que pude construir uma bagagem muito rica em conhecimento e aprendizado. Também tive a oportunidade de conhecer métodos inovadores e novas práticas de diagnóstico e tratamento que estavam sendo pesquisados e desenvolvidos em Portugal. Foi uma experiência fundamental em minha vida, pois pude observar tamanha evolução profissional e também pessoal”, afirma Bruna.

O acadêmico do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Airton Cristiano Viebrantz, fez um intercâmbio para Marii Curie-Skłodowskiej (UMCS), em Lublin, na Polônia, no segundo semestre de 2019. “Meu principal objetivo era desenvolver a oralidade em Língua Inglesa. Além disso, vivenciar a Língua Inglesa sendo usada por diferentes falantes não nativos, aprender novas metodologias de ensino e descobrir mais sobre diferentes culturas e costumes. Foi de grande importância vivenciar um ambiente acadêmico com diferentes metodologias e abordagens, em que estudantes intercambistas de todo o mundo compartilhavam seus conhecimentos, vivências e visões de mundo”, destaca Airton.

A egressa do curso de Psicologia da Unijuí Caiane Steurer Schneider, afirma que fazer um intercâmbio traz um olhar cultural diferente da área de ensino, permitindo ao estudante integrar outras metodologias de conhecimento. “Na psicologia, por exemplo, as aulas eram expositivas, mas também fazíamos estudos autônomos e laboratórios de aulas práticas, sendo um complemento diferente e muito rico na minha graduação. Entre tantas experiências, destaco os trabalhos realizados a campo, que me proporcionaram ver e debater a Psicologia dentro da cultura portuguesa e se tornaram um incentivo para que eu buscasse conexões entre estudos realizados também em outros países”, finaliza.

O que você precisa saber sobre intercâmbio

Existem alguns pré-requisitos para que o estudante possa participar de um intercâmbio, veja:

- Ter 20% dos créditos do curso concluídos, algumas instituições exigem 50%;

- Média aritmética de 75 pontos nas disciplinas concluídas;

- Carta de recomendação de um professor que já deu aula para o candidato durante o curso;

- Ser fluente no idioma em que as aulas serão ministradas.

O estudante pode permanecer um ou dois semestres no exterior. Neste período, ele recebe isenção de mensalidade na Unijuí e também na instituição onde realiza o intercâmbio. Deve ser pago somente um crédito, para manter o vínculo institucional, na disciplina de intercâmbio do exterior. O acadêmico também conta com um plano de estudos personalizado, elaborado antes da viagem, de acordo com o seus interesses de aprendizado pessoal e avaliando o que pode ser aproveitado no retorno à Unijuí.

Além de todos os benefícios acadêmicos, muitas Universidades também oferecem oportunidades de estágios não remunerados a intercambistas.

O ERI indica que os estudantes procurem informações com antecedência, para não perder prazos de envio de documentos e matrícula. O fluxo de candidatura é contínuo, ou seja, aceita inscrições durante todo o ano, e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Para saber mais informações sobre os intercâmbios oferecidos pela Unijuí, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais, pelo WhatsApp (55) 9 8146-1888 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.