Graduação Mais: Unijuí tem formação voltada às habilidades exigidas no mercado de trabalho - Unijuí

Desde o início de 2021, a Unijuí conta com a Graduação Mais, um novo modelo de cursos de graduação que aproxima os acadêmicos de inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, a exemplo dos currículos por competências e módulos, Projetos Integradores e Formação Pessoal e Profissional.

Desde o primeiro semestre, os estudantes são inseridos na realidade de seus municípios, aproximando-se da realidade do mercado de trabalho, por meio dos Projetos Integradores - componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.

Entre o primeiro e segundo semestre de 2021, 240 desafios foram cadastrados na plataforma unijui.edu.br/soumais, por empresas, instituições hospitalares, entidades e órgãos públicos de Ijuí e região. Somente no Módulo II, há 70 desafios com projetos, em plena execução, em áreas como saúde, terceira idade, educação, saúde animal, inclusão social, direito social e direito do consumidor.

“Lembrando que também contamos com 188 mentores cadastrados na plataforma, 52 com atuação neste segundo semestre. Os mentores são profissionais com atuação no mercado de trabalho, que se candidatam voluntariamente para orientar os projetos, em parceria com os professores”, explica a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Graduação Mais, para além dos Projetos Integradores, se destaca pela metodologia utilizada em sala de aula, onde as atitudes dos acadêmicos são trabalhadas em todos os componentes, e principalmente nas disciplinas de Formação Pessoal e Profissional.

“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a professora Fabiana.

Como lembra a vice-reitora, pesquisas mostram que 90% das pessoas são contratadas pelas suas habilidades, pelo saber científico e pelo saber fazer, mas um grande número de desligamentos está associado ao não conseguir trabalhar em grupo e não conseguir ser proativo. “Nossa proposta é bastante robusta porque ela procura abarcar estas três facetas de competências que, com certeza, vão refletir na competência profissional dos nossos estudantes”, frisou a professora.

Até segunda-feira, dia 29 de novembro, é possível se candidatar ao Vestibular de Verão da Unijuí, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibular. Na página, é possível conhecer os mais de 30 cursos de graduação presenciais que fazem parte da Graduação Mais.