Com lançamento na próxima semana, formação vai qualificar professores para a Graduação Mais - Unijuí

Visando a preparação dos docentes que atuarão na Graduação Mais no primeiro semestre de 2022, acontecerá no dia 1º de dezembro, às 13h45, o lançamento da formação para professores dos Módulos 1 e 3. O evento acontecerá de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, e é organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-Reitoria de Graduação. Para o evento são esperadas mais de 150 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos, tutores e técnicos do NIP.

Durante a tarde serão lançadas duas formações que pertencem à implementação da nova Graduação:  “As transformações no contexto da formação superior e o currículo por competência” e “Planejamento Reverso”. As capacitações acontecerão a distância, a cargo dos professores do NIP, Ester Eliana Hauser, Isabel Koltermann Battisti e Luciano Zamberlan, e da coordenadora Mariane Denise Martins.

Conforme explica a coordenadora do NIP,  Mariane Martins, estas formações são imprescindíveis para atuação dos professores na Graduação Mais. “Hoje, o grande desafio é implementar este currículo. É necessário que o professor mude sua prática, sendo coerente com o novo projeto de curso. Para isso ele precisa compreender qual é a concepção de competência que a Unijuí adotou para, então, construir um planejamento. Assim o Planejamento Reverso é apresentado como um referencial conceitual que ajuda o professor a pensar o seu planejamento em sala de aula, visando o desenvolvimento de competências dos estudantes”, explica.

Para realizar estas formações, o Núcleo trabalhou intensamente, estudando e visitando universidades comunitárias, buscando construir um planejamento baseado nos desafios institucionais, como a implementação da Graduação Mais. Neste planejamento, a formação foi dividida em dois grandes Grupos: Formação Geral e Formação Específica, que se subdividem em  Formação para Iniciantes; Formação para disciplinas EaD e Ferramentas para a educação; Implementação da nova graduação; Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa; e Grupo de estudos dos coordenadores.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí