Lifelong learning: aprendizado ao longo da vida é habilidade valorizada no mercado - Unijuí

Diante de um mundo que muda o tempo todo, de um mercado cada vez mais competitivo, é obrigatório manter-se atualizado na área de atuação. Estar aberto e disposto a aprender coisas novas, independente da longa ou curta trajetória profissional, é uma das habilidades profissionais mais valorizadas atualmente.

“O denominado lifelong learning, aprendizado ao longo de toda a vida, é uma premissa que hoje, mais do que em qualquer outro momento, se impõe a qualquer profissional”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, lembrando que os cursos de pós-graduação lato sensu estão entre as formas mais efetivas de se aderir a esse movimento, com foco no mercado de trabalho.

“Nesse sentido, os benefícios que se desdobram de fazer uma especialização ou MBA estão fortemente vinculados ao projeto profissional do estudante. Por exemplo, para alguns, o maior ganho se dará por fazer um curso que permita aprofundar conhecimentos para trabalhar em atividades de seu campo profissional que exigem especialização. Para outros, pode ser um momento de atualização no campo no qual já trabalham. O profissional ainda pode ganhar conhecimento em uma área que não é necessariamente a dele, mas que, combinada com sua formação inicial, o diferenciam no mercado ou lhe permitem criar seu próprio negócio”, completou o vice-reitor.

Como frisa o professor Fernando Jaime González, em qualquer um dos casos, realizar cursos de especialização aumenta significativamente as chances de alcançar uma melhor posição nas empresas e, consequentemente, salários mais altos. “É frequente que alunos dos MBAs e especializações melhorem a remuneração durante o curso”, disse.

Para quem quer se qualificar, a Unijuí conta com diversos cursos de pós-graduação com inscrições abertas em áreas como saúde, direito, engenharia, cultura e gestão. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/educacaocontinuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.