Convênio entre Unijuí e Google amplia oportunidades aos estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software - Unijuí

A Tecnologia da Informação (TI) certamente é uma das áreas mais promissoras do mundo e, a Universidade deve estar atenta às rápidas mudanças que acompanham o segmento. Neste sentido, no segundo semestre de 2021, a Unijuí firmou um importante convênio com Google, no projeto Google Cloud Program Career e a empresa Compass UOL. O objetivo foi tornar ainda mais sólida e dinâmica a formação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, além de buscar diferenciais aos currículos dos estudantes.

O convênio permitiu que, ainda no mês de outubro de 2021 os estudantes iniciassem os cursos gratuitos, com qualificação e certificação Google: especialização Architecting with Google Cloud Platform (português), Laboratório Cloud Engineering Quest e laboratórios adicionais na plataforma Qwiklabs, além de desconto através do convênio com a empresa Compass UOL para fazer o exame e obter a Certificação Associate Cloud Engineer.

Em 2021, 21 acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, dos campi Ijuí e Santa Rosa, usufruíram da parceria. Augusto Schwingel Beilfuss, estudante do 5º semestre do curso de Engenharia de Software, hoje certificado pelo Google, já percebeu a importância do convênio entre Unijuí e Google, em sua carreira profissional. Após concluir no prazo determinado cinco cursos com diferentes abordagens sobre Google Cloud Platform, cada um com carga horária de 8h a 12h, pode participar um momento de networking entre estudantes e empresas, chamado de Google Job Fair.

Augusto explica que já possuía uma atuação profissional na área de TI, mas em uma empresa focada em outro setor. Por meio do Google Job Fair, agora integra a equipe de uma empresa de Santa Catarina, que é focada na área de TI, com atuação 100% home office. “Por meio dos cursos proporcionados pelo convênio entre a Unijuí e o Google, encontrei algo que me interessa, em uma área diferente da que estava habituado a trabalhar. As tecnologias que são cobradas no mercado de trabalho, por vezes, são muito específicas e, com um número tão grande, é necessário buscar cada vez mais conhecimento”, afirma o estudante.