LASFaC se une à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero - Unijuí

LASFaC se une à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero

A Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASFaC) da Unijuí participou, no último mês, das atividades ligadas ao Março Lilás - uma campanha que visa conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero, terceiro mais frequente entre as mulheres e a quarta causa de mortes femininas no país.

Formada por estudantes de diferentes cursos da área da saúde, a LASFaC esteve no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ijuí, no dia 17 de março, conversando sobre o tema com as mulheres que frequentavam o serviço. Já no dia 26, foi realizado, pela rede básica do município, o Dia D, onde as unidades de saúde abriram para oferta do exame citopatológico de colo do útero. Nesse dia, os estudantes também estiveram presentes, fazendo sala de espera,  conversando e orientando as pacientes sobre a importância do exame e prevenção ao câncer.

Informações compartilhadas com as pacientes

Conforme informaram os estudantes às pacientes, o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero é a infecção pelo HPV, vírus sexualmente transmissível. Além disso, são fatores de risco a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade, o tabagismo e o uso de contraceptivos orais. A idade também interfere nesse processo, sendo que a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV  - disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Outra forma importante de combate ao câncer se relaciona à descoberta precoce das alterações. Para isso, é fundamental a realização do exame citopatológico do colo do útero, popularmente conhecido como Papanicolau. Trata-se de um exame simples e rápido, onde é feita a coleta de amostras de células da região do colo uterino, que deve ser realizado em mulheres ou homens transexuais de 25 a 64 anos, que tenham útero e que já tiveram atividade sexual. As gestantes devem seguir a rotina normal do rastreamento. O exame deve ser realizado a cada 3 anos, após dois exames normais consecutivos feitos com intervalo de 1 ano. O acesso ao exame Papanicolau é garantido pelo SUS e todas as mulheres devem realizá-lo periodicamente, mesmo que não tenham qualquer sintoma. Para fazer o exame, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima.