Estudantes da Unijuí campus Três Passos buscam soluções para problemas locais - Unijuí

Estudantes da Unijuí campus Três Passos buscam soluções para problemas locais

Com o retorno das atividades letivas na Unijuí, também acontece a retomada de uma importante iniciativa, que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. Para isso, os acadêmicos também contam com a orientação de professores da Unijuí e mentores, que são profissionais e egressos que ajudam a construir as soluções.

Em 2021, nos quatro campi da Universidade, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Panambi, cerca de 300 desafios foram cadastrados e, 203 projetos foram executados. Neste ano, o curso de Direito do campus Três Passos trabalha em 10 desafios diferentes, divididos em dois módulos, que beneficiam a comunidade local e regional.

Os estudantes do Módulo 1 têm desafios norteados pela temática “Estado, Sociedade e Constituição”, com auxílio de mentores e orientação da professora Joice Nielsson. Ao todo, são 21 estudantes envolvidos na solução de cinco problemas. A OAB Subseção Três Passos colocou aos estudantes dois desafios, que envolvem Políticas Públicas de proteção às mulheres e a atuação dos jovens advogados. A Câmara de Vereadores de três Passos propôs três desafios, um levantamento da sinalização de trânsito na área urbana do município, outro levantamento sobre as famílias residentes na Faixa Perimetral e a denominação das ruas do município e suas fontes jurídicas.

Já os estudantes do Módulo 3, trabalham em desafios baseados na temática “Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição”. Ao todo, 11 acadêmicos assumiram o compromisso, juntamente com seus mentores e com a orientação da professora Marcia Cristina de Oliveira, de buscar respostas e propor soluções para cinco desafios.

A OAB Subseção Três Passos busca a solução de dois problemas, para um diagnóstico local de incidência criminal e a violência doméstica e familiar e seus impactos jurídico-penais. O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Passos (CEDEDICA) também propôs dois desafios,  relacionados à violência contra a criança e o adolescente e a juventude e as drogas ilícitas. O quinto desafio para os estudantes do Módulo 3 aborda o problema da violação à dignidade sexual e cultura do estupro, proposto pelo projeto “Tecendo vidas sem violência de gênero”, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, da Unijuí.

Os estudantes, professores e mentores envolvidos na execução dos trabalhos, já realizam visitas e recebem os responsáveis pelas demandas, para coletar mais informações, que possam auxiliar na construção da solução.