Exposição Temporária “Território é vida: povos indígenas no Brasil” abre terça-feira no Madp - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição Temporária “Território é vida: povos indígenas no Brasil” abre terça-feira no Madp

A partir desta terça-feira, 12 de abril, estará disponível no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a Exposição Temporária “Povos Indígenas: Território é Vida”, que tem como objetivo propor a reflexão sobre a importância dos territórios para a manutenção do mundo e do modo de ser indígena. Pretende também estimular o debate sobre a questão dos territórios indígenas, demarcação de terras e conflitos.

Por meio dos acervos arqueológicos e antropológicos sob guarda do Museu, são abordados temas como a ocupação humana no Brasil, com ênfase no Rio Grande do Sul, explorando aspectos ligados às condições do meio ambiente e às formas encontradas para sobrevivência. Um segundo módulo apresenta aspectos do contato com o colonizador europeu e as consequências para o modo de ser dos povos indígenas. Por fim, a exposição apresenta uma série de situações contemporâneas que permitem a reflexão sobre o significado de território, que é bem mais amplo do que se conhece como terra indígena, embora esta seja condição sine qua non para a existência do território, dado seu caráter sagrado, carregado de narrativas, simbolismos e identidades coletivas.

Assim afirmado pelo pesquisador Douglas Kaingang: “Território é um espaço que remete a um sentimento de pertencimento e afeto, construído e modificado simbólica e praticamente a partir de sistemas de significados historicamente situados. É onde se vive com parentes e parentas da espécie humana e não humana de acordo com os sistemas culturais e cosmológicos de cada povo indígena”.

A visita à exposição pode ser agendada pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. Mais informações nas redes sociais do Museu: instagram.com/museumadp ou facebook.com.br/madpunijui.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.