Professor da Unijuí apresenta resultados da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia - Unijuí

Ivan Ricardo Carvalho é o representante da Unijuí na Comissão e participou da reunião anual em Londrina, no Paraná

Entre os dias 29 e 31 de março, o professor doutor Ivan Ricardo Carvalho, do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, participou da 41ª reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia. O evento aconteceu em Londrina e foi acompanhado por mais de 30 estudantes e professores da Universidade.

Realizada desde 1980, a reunião tem o objetivo de avaliar os resultados de pesquisas conduzidas por todo o País. É o mais importante fórum de debates da comunidade científica brasileira dedicada ao cereal. Ivan é analista de dados e representante da Unijuí perante a Comissão Brasileira.

“Tive a incumbência de apresentar os resultados da Comissão do último ano, ou seja, de 2021. Em cerca de 30 minutos, apresentei os resultados de 14 cultivares, cultivados em 14 locais do Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados são destinados ao posicionamento de novas cultivares e de cultivares no Brasil, nas mais variadas regiões do País. Toda a cultivar que é selecionada para ser lançada passa por nós”, explicou o professor.

O evento contou com os principais pesquisadores em aveia, a exemplo da Unijuí. De acordo com o professor, no próximo ano o evento acontecerá em Pelotas, e também contará com a presença de representantes da Universidade. Ele agradece ao Centro Acadêmico de Agronomia, que viabilizou recursos para a viagem, ao Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos e aos mais de 40 bolsistas que atuam na pesquisa, desde a graduação até o doutorado.